sábado, 29 de agosto de 2009

Parabéns Clinique e Epidrat

Quando encontro algo correto, faço questão de divulgar, embora não ganhe um centavo sequer por isso. Quem ganha milhões falando bem de cosméticos são modelos e celebridades.

Eu ganho dinheiro (não milhões) com a venda de meu livro.
Não ologio sempre, mas tento encontrar algo razoável nessa selva de promessas não cumpridas pelos produtos cosméticos.

É o caso do filtro solar Epidrat.

Há tempo recomendo esse produto para minhas clientes, e informei ao seu fabricante sobre isso.

Eles prontamente triplicaram o preço do produto. Apesar de minha indignação quanto ao preço, continuo indicando-o para minhas clientes.

Agora é a vez da Clinique.

Minha filha que já incorporou meus ensinamentos, ganhou uma amostra grátis de cremes hidratantes e tônicos da clinique, ela pegou as amostras, pois chamou sua atenção: os produtos não possuem fragrância, são "fragrance free".

Uau, isso é maravilhoso. Mais um produto para recomendar às minhas clientes.

Só espero que a Clinique não triplique o preço como fez a outra.

De qualquer forma, parabéns Clinique!

Preço de Venda de um Xampu – A verdade num mundo de ficção

Vender xampu em um pequeno salão gera renda extra, porém encontrar o preço de venda torna-se uma arte, quando informações cruciais são ignoradas.

Os fabricantes de cosméticos disponibilizam para venda três categorias de preços de xampus:
popular, médio e alto.

Os xampus de preço popular são vendidos nos supermercados.
Os de preços médios e altos são vendidos em lojas de cosméticos e salões de beleza.

O proprietário de um pequeno salão é convencido por um hábil vendedor de que “o caro é melhor”, acaba adquirindo xampus por preços elevados, sendo forçado depois a repassar o valor salgado aos seus clientes. A sua clientela quando percebe que o preço do xampu irá pesar no bolso, prefere comprá-los em supermercado.

O fato é que a diferença entre diversos xampus é muitas vezes somente o preço.

A formulação de um xampu caro e barato praticamente não muda.

Comparar formulação de xampu é o mesmo que comparar rosas vermelhas, amarelas, etc., no final elas são todas rosas. Algumas podem até ter fragrâncias mais suaves que outras.

Porém na hora de colocar na ponta do lápis a receita gerada pelo xampu caro vendido no pequeno salão, descobre-se que a matemática não foi generosa.

E aí Inês está morta, pois o hábil vendedor já faturou. Mirou no que não viu e acertou no que viu:
a ignorância do mercado.

Ou seja, rosas iguais, apenas de cores diferentes, são vendidas em três categorias de preço.

Preço de venda não pode ser baseado na emoção ou bem-estar do consumidor mas no tamanho do seu bolso.