quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Não Existe Milagre

A Revista Veja na medida do possível é uma das poucas revistas que procura ser imparcial. No que tange a cosméticos, teve um ato de coragem em publicar (edição 07/10/09), uma reportagem sobre a opinião do dono da fabricante Clarins, o francês Christian Courtin-Clarins. Ele abre o jogo e diz: "Não há milagres nesse negócio". Digo ato de coragem, pois a revista freqüentemente reserva páginas inteiras aos anunciantes de cosméticos.

Costumo dizer que as reportagens publicadas nas revistas, sobre cremes, possuem pouca ou nenhuma objetividade. Essa é uma daquelas reportagens que vai direto ao ponto. Um dos motivos é puramente econômico. Monsieur Clarins afirma que o faturamento de sua marca nos Estados Unidos diminuiu 5%. Então, viramos o olhar para a América Latina.

Já usei Clarins. Meu marido ficava assustado com o preço dos cremes. Aliás, foi uma das marcas que mais causou acnes na minha pele. Na época, não tinha as informações que possuo hoje. Achava o máximo, enfim num momento da minha vida, poder comprar Clarins. O melhor produto da Clarins que usei, foi o creme para as mãos. Os hidratantes da Clarins são oleosos demais. Porém, existem produtos dessa marca, com ingredientes que não irritam a pele e com função antiinflamatória.

Falava da razão econômica. O valor do faturamento anual da indústria cosmética nos Estados Unidos é aproximadamente 45 bilhões de dólares. É algo considerável, o encolhimento de 5% da Clarins por lá. Levando em conta que a indústria cosmética, no Brasil, pode se aproximar das cifras americanas, nosso mercado sem dúvida, é atraente para a Clarins.
Segundo Monsieur Clarins, a indústria cosmética vive hoje um impasse: “precisamos aprender mais sobre a quantidade de ingredientes cosméticos que caem na corrente sangüínea, quando é utilizada a técnica da nanotecnologia”.

Eu diria que o impasse também está no fato de o consumidor das marcas caras por aqui, estar meio desconfiado. O leitor da Veja, imagino que andava sedento de informações objetivas sobre cosméticos. Pois bem, se o consumidor quer objetividade, então transmitimos objetividade a ele. Essa é uma das mensagens nas entrelinhas da opinião do Monsieur Clarins.

De qualquer forma a introdução de mais produtos da Clarins por aqui é positiva, teremos mais opções de produtos cosméticos. A Clarins é uma das linhas mais extensas que existe. São inúmeros produtos. Eles possuem produtos para tudo que é tipo de problema de pele. Mas, segundo Monsieur Clarins categoricamente afirma: não fazem milagres.

Excesso de Creme Causa Acne

O programa fantástico da TV Globo no último domingo (04/10/09) fez uma reportagem sobre mulheres com acnes, causadas pelo uso excessivo de cremes.

O fato é que anúncios de TV, rádio, jornal, revistas, profissionais de estética e médicos da beleza insistem em dizer que nas rotinas de cuidados com a pele, todo simples mortal deve usar cremes hidratantes, e o pior, bastante.

As informações sobre cremes hidratantes são freqüentemente mal entendidas e deturpadas. O único tipo de pele que realmente necessita de hidratante é a pele seca. Depois a pele com ruga. Porém se a pele com ruga for oleosa, o uso do hidratante pode causar acnes.

Embora as propagandas preguem o contrário, em cosméticos nem tudo é cor-de-rosa. O fato é que os hidratantes são terríveis paras as peles oleosas. Os hidratantes contêm em sua formulação, substâncias imitando os lipídios naturais da pele. Em contato com a pele, essas substâncias gordurosas estimulam mais produção de óleo. E a última coisa que uma pele oleosa precisa é adicionar mais óleo ao que ela já produz em excesso.

A pessoa imagina que está hidratando a pele, ou atenuando as rugas. Na verdade, não obtém nenhum dos benefícios. Infelizmente, adquire mais acnes. Inclusive uma das mulheres entrevistadas pela reportagem, afirma que nunca teve problemas de acne durante sua adolescência.

Por isso vou repetir inúmeras vezes: primeiro você terá que deixar de lado toda persistente e patente informação incorreta referente a acnes. Depois avaliar todas as opções, e se concentrar naquilo que dá certo para seu tipo específico de pele. Senão, acaba arranjando mais problemas de pele.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Entrevista ao Patrick Diener

Acredito que fiz uma injustiça, esse jornalista me entrevistou e não mencionei no blog.

Antes tarde que nunca, aí vai o link:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=365427

Não trabalha em nenhum canal glamuroso, mas faz um ótimo trabalho.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um Dedicado Leitor

De um querido e dedicado leitor recebo:

Oi Lucia,

Meu nome é Henrique, e ao pesquisar se tinha alguma comunidade do seu livro, encontrei seu perfil. Quero lhe dizer que seu livro me ajudou e muito.

Durante anos deixei de comprar roupa, calçados, livros só pra comprar cosméticos.

Já usei todas as marcas, das mais baratinhas as mais caras. E nenhuma cumpriu o que prometia.

Acho que seu livro deveria ser mais divulgado em programas de TV. Bota uma boa assessoria pra fazer isso. Uma assessoria que ligue, envie e-mails pra todas as produções de programas de TV. Eu faço minha parte indicando pros meus colegas de trabalho. Seu blog está entre os meus favoritos, mesmo não sendo muito atualizado.
graças a você não gasto o que gastava antigamente.

Beijos,
Henrique


--------------------------------------------------------------------------------
Henrique,

Parabéns pela leitura e obrigada pelo estímulo positivo.
Você tem razão, o livro, as informações objetivas que escrevi no blog sobre cosmétcos, deveriam ser mais divulgados sim.

Estou fazendo uma revolução sem muito alarde, pode ter certeza.

Mencionei no livro que a Nivea estava usando cânfora na formulação do bloqueador solar.
Dia desses li o rótulo dos novos lançamentos deles, e adivinha?
Tiraram a cânfora, pelo menos de alguns.

O preço de um filtro solar foi triplicado, pelo fato de ter indicado o produto no livro e falar bem dele.

Informei à uma empresa o uso substâncias com suspeitas cancerígenas na formulação dos seus produtos. Mandei as conclusões de pesquisadores americanos. Ao menos em alguns produtos, as referidas substâncias foram retiradas.

Prometo atualizar mais o bog.

Um abraço.
Lucia