quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Formulação de um Xampu

Alunos de cursos de farmácia, cabeleireiros e estética - quando estudam as formulações dos cosméticos, pedem ajuda para trabalhos escolares.

As informações que publico no meu blog são objetivas, baseadas em comprovação científica e não são encontradas facilmente nos anúncios sobre cosméticos.

Os trabalhos são de uma aluna do curso de farmácia da FURBS de Blumenau - Santa Catarina.
Outro de uma aluna do curso de cabeleireiro de São Luis do Maranhão.
Essas informações podem ajudar outras pessoas.

Formulação de Xampu - E as funções de cada ingrediente

1- AQUA – água, praticamente toda a formulação cosmética possui em torno de 50% de água.

2- SODIUM LAURETH SULFATE
É usado como agente de limpeza. Pode ser derivado de coco (fruto do coqueiro). É bom deixar claro que existe muita informação incorreta na internet sobre esse ingrediente. Apesar de ser considerado um potente irritante para a pele (ou couro cabeludo), não é tóxico nem perigoso para a pele.
O fato de irritar a pele não significa que é cancerígeno, como é difundido. Os cientistas ainda não conseguiram encontrar evidências de que esse ingrediente pode causar câncer. Se for usado na porcentagem em torno de 2% no xampu, é um agente de limpeza muito eficiente para retirar a oleosidade do couro cabeludo. Usado de 2% a 5% na formulação, aí sim pode irritar muito a pele.

3- COCAMIDOPROPYL BETAINE
É considerado o surfactante mais suave nas formulações cosméticas.

O que é surfactante? Ingrediente com função de desengordurar, desmanchando os óleos e gorduras. Tem a função de lavagem, retirar gordura, por isso também é utilizado nos sabões de lavar roupa. Os termos surfactante e agente de limpeza são muito utilizados pelos químicos.

4- COCAMIDE DEA
É usado basicamente para formar a espuma. Mas também pode ser usado para misturar a água aos outros ingredientes (na linguagem dos químicos é dito um amigo da água). A terminação DEA significa Diethanolamine. Porém em porcentagem alta pode irritar a pele.

5- GLYCOL STEARATE
É um emoliente. O que é emoliente? A função dos emolientes é lubrificar. É um componente que previne a perda da água na formulação. Tem o efeito de dar maciez à pele (ou couro cabeludo). Podem ser obtido de maneira sintética, como é o caso do silicone, ou processado de substâncias naturais, como os óleos minerais. Existe uma imensidão de emolientes, glycol stearate é apenas um deles. Outros: glyceryl linoleate, dimethicone, palmitic acid, etc.

6- COCAMIDE MEA
A terminação MEA significa Monoethanolamine. Tem função também de formar espuma.

7- PARFUM
A função dos perfumes em formulações cosméticas é mascarar os cheiros ruins dos outros ingredientes químicos utilizados para fazer o produto.
Porém, perfume usado em alta dosagem nos cosméticos é o responsável número 1 pelas alergias na pele.

8- POLYQUATERNIUM-10
Tem função de estabilidade na formulação. É também um film forming agent.
A expressão film forming agent, em português, significa dar coesão na formulação, fazendo com que o produto se espalhe facilmente no cabelo, ou na pele (quando utilizados em cremes).

9- PEG-14
É uma sigla que significa polyethylene glycol. É misturado às gorduras dos ácidos e às gorduras dos alcoóis, para estabilizar, manter os ingredientes juntos.

10- METHYLPARABEN
É um conservante. A função dos conservantes em formulações cosméticas é prevenir o aparecimento das bactérias e fungos. Os conservantes podem irritar a pele, mas o mal causado por fungos e bactérias é muito maior. Por isso os conservantes são fundamentais em cosméticos.

Observação Importante:
Existe uma corrente contra os parabenos, e muitas empresas decidiram remover os parabenos das suas formulações para alegrar os consumidores.
É importante enfatizar que não existe nenhum estudo conclusivo, afirmando que os parabenos causam câncer.
E praticamente todas as empresas de cosméticos usam algum tipo de conservante nas suas formulações. O produto se deteriora muito rápido, sem conservantes.

Algumas empresas utilizam o phenoxyethanol.
Não é um conservante tão eficiente quanto os parabenos.
Porém, não deixa de ser uma forma do dourar um pouco o produto e se diferenciar da concorrência.

11- ACRYLATES/C10-30
Estabilidade para a formulação e film forming agent. Mesma função do item 8.

12- PEG-150 DISTEARATE
Manter os ingredientes juntos. Mesma função do item 9.

13- DISODIUM EDTA
A sigla EDTA significa Ethylenediaminetetra-acetic Acid. É um estabilizador na formulação. Previne por ex.: que o mineral contido na água mude a textura ou odor da formulação. Evita problemas de consistência (viscosidade) no produto. Seu termo técnico é chamado quelante.

14- METHYLCHLORDISOTHIAZOLINONE
É um conservante. Função igual ao item 10.

15- METHYLISOTHIAZOLINONE
É um conservante. Função igual ao item 10.

16- SODIUM HYDROXIDE
Tem função de regular o pH do produto. Em alta porcentagem pode irritar a pele.

17- TOURMALINE
É um mineral. Usado em xampu com a função de gerar uma pequena carga elétrica no cabelo. Pois se supõe que esse mineral possa atrair partículas de poeira. Porém não há evidência científica de que esse mineral possua algum efeito benéfico para o cabelo, quando usado nas formulações dos xampus.

18- Sacharomyces / silicon ferment
É um extrato de fermento com a presença de íons de silicone. Também é um ingrediente sem evidência científica se é benéfico ou não para o cabelo.

Reconstrução Capilar – um olhar crítico

Informação fornecida para o trabalho escolar sobre Recontrução Capilar
de uma aluna do curso de cabeleireiro - São Luis do Maranhão


Está na moda o termo reconstrução capilar. Alguns anos atrás a mulher brasileira quase não pintava o cabelo. Não é muito antiga a situação em que uma mulher com cabelo pintado de vermelho, poderia ser vista como uma pessoa de comportamento meio duvidoso. Porém os tempos mudaram e a indústria cosmética descobriu o Brasil. Nos últimos 5 anos a venda de produtos para cabelo cresce a olhos vistos.

Antes quero deixar claro que nenhum produto, por mais caro que seja, age sozinho na beleza de um cabelo. A habilidade e o conhecimento de um cabeleireiro é que realmente faz a diferença. Tenho muito respeito por cabeleireiros e formuladores de produtos para cabelo. Nas muitas pesquisas que já fiz e continuo fazendo sobre produtos para cabelo, felizmente, tenho percebido que a quantidade dos produtos bons é maior que a quantidade dos produtos ruins. O que não acontece com relação aos produtos para a pele do rosto e corpo.

Mas admiração e respeito por cabeleireiros, não me impede de falar que o fabricante de produtos para cabelo, freqüentemente esconde a verdade sobre os seus produtos. A maioria engana muito na hora de dizer ao cliente o que o seu produto é capaz, e o que ele não é capaz de fazer pela beleza de um cabelo.
O termo reconstrução capilar é basicamente um termo criado pela indústria cosmética para vender produtos para cabelos danificados, principalmente por tintura. É possível o fio de um cabelo ser reconstruído? Os cabeleireiros são muito bem treinados pelos fabricantes de cosméticos para responder sim a essa pergunta.
O fato é que entre a recomendação de um cabeleireiro e a propaganda dos produtos para cabelo, não existe muita informação correta.
A estrutura do cabelo
A cutícula é a camada exterior do cabelo que protege a sua espinha dorsal, chamada córtex. Também protege e medula do cabelo, mas o incrível é que em alguns tipos de cabelo a medula não é sempre presente. A cutícula tem a aparência de escamas, que são ligadas por uma espécie de cimento formado por aminoácidos.
A queratina, componente que reveste a cutícula do cabelo, possui carga negativa, o que permite reter, de certa forma, partículas de carga contrária. No cabelo normal essas camadas de escamas estão justapostas no eixo do cabelo. O mesmo não acontece no cabelo danificado, onde a superfície do cabelo é rugosa e irregular, aparecendo as famosas pontas duplas. O córtex é o principal componente da haste do cabelo. É nesta região que estão dispostos grânulos de melanina que dão origem a cor do cabelo.
Constituição do Cabelo
O cabelo humano é constituído de alfa-queratina, proteína insolúvel que consiste de aproximadamente 85% da massa total do cabelo com aproximadamente 7%de água. Outros ingredientes são lipídios 3%, pigmentos 2%. - Alteração no fio do cabelo Cabelo virgem perfeito Cabelo danificado Escovas, secadores e excessos de tinturas danificam a queratina do cabelo, componente da cutícula. Como a função da cutícula é proteger o córtex do cabelo, quando ela é danificada, deixa as frágeis proteínas do córtex do cabelo expostas. É aí que a indústria cosmética entra para reconstruir o que ela mesma ajudou danificar um pouco. Pois tingir o cabelo, é mudar a estrutura físico-química do cabelo e alterar também a sua superfície.
Além dos agentes cosméticos, o sol, vento e poluição ajudam a danificar o cabelo. È bom lembrar que a boa alimentação e controle de estresse contribuem para a aparência bonita do cabelo.
A Reconstrução Capilar
Para esclarecer o que a indústria quer dizer com reconstrução capilar é bom entender um pouco sobre cabelo e pH. pH é potencial de hidrogênio, ele é medido numa escala que vai de 1 a 7.
O pH da água é 7, e é considerado um pH neutro.
É bom ficar claro que cabelo seco não tem pH. Somente líquidos ou soluções aquosas possuem pH. Portanto quando o cabelo é dissolvido numa solução aquosa, que se aproxima do pH da pele, em torno de 4,5 a 5,5, é possível medir o pH do cabelo. E a indústria cosmética confunde quando diz que determinado produto que ela vende ajuda a balançar o pH do cabelo. Porém não é o cabelo em si que tem pH e sim um manto de ácido que recobre a fibra capilar, composto de óleo que transpira. É esse processo de transpiração do cabelo que cria o pH do cabelo.
Na verdade, é essa camada invisível a olho nu, que protege o cabelo. Aplicando uma substância com pH maior que 7 (mais alcalina que o cabelo) decompõem-se esse manto de ácido do cabelo e começa a danificar a camada externa da cutícula do cabelo. Um produto com pH menor que 2 (mais ácido que o cabelo), muda a estrutura do cabelo. Por isso que todo produto com pH maior que 7 e menor que 3 é ruins para o cabelo. Portanto um produto com pH entre 4,5 e 7 é bom para o cabelo. Seja complementando o ácido natural do cabelo ou simplesmente não prejudicando a estrutura natural do cabelo.
O objetivo de todo produto de tratamento para o cabelo, ou reconstrução capilar, deve ser: não alterar o pH natural do cabelo.
O americano, Jheri Redding, fundador das quatro empresas – RedKen, Jhirmack, Nexxus, e Jheri Redding Products.
Em 1960, Jheri Redding revolucionou a indústria dos produtos para salão e introduziu no mercado, os xampus que balançam o pH dos cabelos. Os químicos foram obrigados a concordar que um xampu de pH entre 4,5 e 7 é bom para qualquer tipo de cabelo, principalmente para os cabelos que passaram por algum procedimento químico.
Os ingredientes ativos presentes na formulação de produtos ditos reconstrutores capilares penetram realmente na parte interna da estrutura do cabelo?
A resposta é possivelmente. Existem pesquisas demonstrando que certos ingredientes ativos podem ser absorvidos pelo córtex da fibra capilar. Mas a quantidade de ativo e de quanto é o benefício para o cabelo - são indagações ainda não totalmente esclarecidas pelos cientistas. Pelo fato de ser difícil manter os ingredientes no cabelo, por períodos longos na sua estrutura.
Assim como penetram fácil na estrutura do cabelo, também saem fácil quando escovamos e lavamos o cabelo. Os ingredientes ativos das formulações reconstrutoras capilares se mantêm na parte externa do fio do cabelo, o que é bom, pois é exatamente onde eles são necessários. Os ingredientes ativos migram para a cutícula do cabelo, e se fixam nas camadas de cutícula do cabelo. Os nutrientes preenchem a parte ressecada e danificada do cabelo.
Mas infelizmente, esse ativo não se mantém no cabelo por muito tempo. Para ajudar a penetração dos nutrientes na estrutura capilar, a dica é: quanto mais tempo os ingredientes puderem permanecer no cabelo, melhor.
Silicone
É uma vasta gama de ingrediente ativo usado nas formulações de produtos para cabelo. Aparecem na lista de ingredientes sob os nomes de: dimethicone, phenyl trimethicone ou cyclomethicone. Esses ingredientes ativos são vitais nos tratamentos de cabelo. Eles possuem uma capacidade incrível de entrar na estrutura do cabelo e se espalhar em volta da cutícula do cabelo. São também resistentes à água, agüentam algumas lavagens do cabelo. O silicone dá brilho ao cabelo e melhora a sua textura.
Porém quando usados em porcentagens excessivas podem deixar o cabelo gorduroso e pesado. Óleo mineral, petrolatos e óleos de plantas também possuem características similares aos silicones, mas deixam o cabelo muito gorduroso e não se espalham tão facilmente pela cutícula do cabelo como os silicones.
Preços
Depende qual é o foco da clientela do salão, para fazer o preço de um tratamento de reconstrução capilar. Porém é crucial o cabeleireiro ter em mente de que o mais importante no produto é a sua formulação e não o preço. Existem produtos bem formulados em todas as categorias de preço. Um produto de tratamento caro não é garantia de resultado positivo.