sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Batalha do Cabelo Fino

Resposta para a Cris.

Cabelo fino não é fácil de arrumar, é briga diária. Eu tenho cabelo fino, sei bem o que isso significa. Aliás, quanto menos mexer em cabelo fino, melhor. Aprendi após muito sofrimento e cometer besteiras. Qualquer produto que contenha agentes condicionadores apenas aumenta o volume e pioram as coisas. O cabelo fino é mais oleoso, porque a oleosidade natural da raiz vai rápido paras as pontas, tem pouco cabelo no couro cabeludo para segurar o óleo da raiz.

Considere fazer um corte mais curto e, em seguida colorir. Tingir cabelos finos melhora a espessura dos fios, porque deixa a cutícula mais dura. Cabelo fino tingido gera uma beleza artificial, porém com volume natural.

Outra dica: experimente não usar condicionador por alguns dias. A ligeira rigidez que você vai perceber no cabelo, pode encorpar mais o seu cabelo. Os condicionadores possuem fragrância, você fica livre delas por um tempo também. Vale a tentativa, experiência própria.

Quando os fios rebeldes insistem em arrepiar, coloca um pouco de spray para cabelo nas pontas dos dedos e espalha somente nas pontas. Talvez seja exatamente isso que o seu cabelo está precisando. Use um xampu (se puder encontrar) com pouca fragrância. Os xampus da L’oréal, por exemplo, têm muita fragrância. É experimentação mesmo, não tem muita alternativa.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Salões de Beleza versus Supermercados

Fianalmente uma resposta para a querida e assídua visitante do Blog:a Rosana

As marcas dos xampus vendidos nos salões de beleza prometem reparar, reconstruir, diminuir o arrepiado, a oleosidade, o ressecado, alguns até dizem que ajudam a engrossar cabelo fino. Enfim os exageros são infinitos.

O fato é que xampus e condicionadores, vendidos por preços extremamente caros nos salões de beleza é um desperdício de dinheiro. As promessas que esses produtos fazem são absurdas e ridículas. Esses produtos não reparam o cabelo, não deixam o cabelo mais claro, mais castanho ou mais grosso. Isso não é verdade. Os preços desses produtos são um assalto na tua carteira.

Toda vez que vou num salão chique, a moça do lavatório me pergunta: quais produtos uso no cabelo? Olho para as marcas mais caras que estão à disposição na prateleira do salão e cito algumas como Kérastase, Redken, Keune, etc. Consigo receber comentários incríveis a respeito do meu cabelo: “como teu cabelo é lindo, sedoso e macio”.

Porém quando sento na cadeira da pessoa que vai cortar ou escovar, ela me pergunta novamente: quais xampus eu uso? Falo as marcas Garnier-Fructis, Pantene, Seda, enfim o que está na promoção da semana no supermercado. O profissional diz que meu cabelo está horrível, pois estou usando produtos iguais aos detergentes de lavar a louça ou limpar o piso da cozinha.

Não existe algo tão distante da verdade como os dois comentários acima. Os ingredientes usados na formulação dos produtos para salão de beleza não são mais puros ou concentrados em relação aos ingredientes usados nos produtos mais baratos vendidos nos supermercados. As formulações são praticamente idênticas. Encontra-se diferenças somente nas fragrâncias dos produtos.

Dicas de Produtos vendidos nos Salões X Supermercados

Salões de Beleza

Em geral as marcas vendidas em salão de beleza são produtos de boa qualidade.
Kérastase – os condicionadores dessa marca, apesar do preço não se justificar, são excelentes.


Supermercados

Os xampus da Pantene estão muito ruins. A Procter & Gamble que é dona da marca Pantene está usando uma combinação dos ingredientes ammonium laureth sulfate e ammonium lauryl sulfate. A junção dessas substâncias em um curto período produz volume no cabelo. Mas usando o xampu por tempo prolongado, três meses, por exemplo, o cabelo resseca muito.

É uma pena, pois foi a P&G a criadora da tecnologia do uso do silicone e polímeros de silicone usados em xampus; o silicone é uma maravilha para o cabelo. Hoje quase todas as empresas de cosméticos se adequaram a essa tecnologia. É relativamente fácil encontrar produtos para cabelos de boa qualidade. Você pode economizar o seu rico dinheirinho e tranquilamente (sem peso na consciência) deixar os caros de lado e comprar os xampus e condicionadores mais em conta.

Garniere-Fructis – são produtos bem razoáveis

Avon

Os xampus e condicionadores da Avon - linha Advance Techniques foi uma grata surpresa. Para meu cabelo que é fino e arrepiado, estou usando o fluído reparador de pontas da mesma linha, obtendo bons resultados. Esse produto possui uma porcentagem boa de silicone.
Portanto meninas vão prestigiar o que a Avon tem de melhor, os produtos para cabelo.

Tem uma promessa da L’oréal dizendo que um xampu deles tem capacidade de manter a cor loira do cabelo, o castanho ou a cor preta. O fato que é não há nenhum ingrediente na formulação do xampu capaz de manter cor nenhuma. Na verdade existe um pigmento na formulação responsável por colorir levemente o cabelo. Mas colorir o cabelo é função das tintas e não de xampu.

Xampu sem sal

Isso é pura estratégia de marketing, nada mais. Essa idéia surgiu pelo fato de as pessoas após nadarem no mar, o cabelo tornar-se pesado e difícil de pentear. Então alguém veio com a idéia de que o sal do mar é prejudicial ao cabelo. Começaram a espalhar que o ingrediente, sódium cloride usado nas formulações de xampus é igual ao sal do mar é não faz bem ao cabelo.

A função dessa substância é estabilizar a formulação do xampu, faz parte do sistema de emulsão do produto. Ou seja, é o que dá a consistência leve - fácil manuseio, não deixa o produto pastoso. Mas a quantidade usada é tão pequena, menos de 1%, e quando é misturada aos silicones deixam o cabelo sedoso.

A afirmação de que xampu sem sal é melhor para o cabelo, é puro devaneio de quem faz propaganda de cosméticos. O que está escrito no rótulo do xampu dito sem sal é idêntico ao rótulo de outro xampu qualquer sem essa indicação. Portanto é balela, quando dizem que xampu sem sal deixa o cabelo mais bonito. Isso não tem significado, é irrelevante.

Produtos que reparam ou reconstroem o cabelo

Cabelo é estrutura morta. Lembre, quando você corta o cabelo, não sente dor. Por isso cabelo é estrutura morta. E nenhum xampu, condicionador ou cerinha são capazes de reparar ou reconstruir estrutura morta.

Se isso fosse verdade você lavaria o cabelo ou passava o produto no cabelo uma vez só e não precisaria repetir o uso. O problema seria resolvido, seu cabelo estaria “reparado” para o resto da vida. Portanto não é verdade que algum produto possa reparar ou reconstruir cabelo.

Quando o produto é bom, bem formulado, temos a “sensação” de que o cabelo foi reparado. O cabelo fica sedoso, macio. Mas essa beleza do cabelo não tem nada a ver com reparo ou reconstrução dos fios do cabelo. Você vai sentir “temporariamente” que o seu cabelo está normal, sem excesso de óleo ou quebradiço.

Entenda que beleza é uma coisa e milagre é outra completamente diferente. Produto nenhum faz milagre, como por exemplo, engrossar cabelo naturalmente fino. A espessura do fio do cabelo é estabelecida pelo código genético de cada pessoa. Nenhum xampu é capaz de mudar isso.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Márcia!

O fato de um creme ser bom para você, não significa que ele irá produzir os mesmos resultados para outros milhões de diferentes tipos de pele.

Você diz que o creme da latinha azul deixou sua pele do rosto sem manchas.
Mas menciona que tem melasma, afinal você tem ou não as manchas ainda?

Parabéns pelo bom resultado obtido com o creme. A função dos cosméticos deve ser oferecer benefícios para a pele. Pagamos os cremes esperando resultados positivos e não o contrário.

Para um Senhor(a) Anônimo

A sugestão de descartar o creme da latinha foi baseada na afirmação do próprio Quaas: “as mulheres podem esperar produtos mais eficazes do que tudo o que já usaram até agora.”
Por qual motivo manter um creme de formulação tão simples?
Se a nivea irá lançar algo muito mais eficaz de tudo o que já fabricaram até agora, eu imagino que os antigos não servem mais.

O creme da latinha azul já foi um dos cremes mais populares entre as mulheres brasileiras.
Se o creme está sendo mais vendido na Suíça, então por aqui as vendas diminuíram. A ponto de o Thomas Quaas precisar falar dele, praticamente a entrevista inteira.

A Nivea tem uma linha enorme de produtos, eu conheço. Mas hoje ela não sobrevive somente do creme da latinha azul. A Eucerin, La Prairie e a Nivea Visage pertencem à Beiersdorf que é uma das maiores multinacionais de cosméticos no mundo.

Eu não sou contra o lançamento de mais cosméticos no Brasil, fico até orgulhosa. Significa que a economia finalmente está no caminho certo. Mas isso não me impede de dizer que os protetores solares da nivea possuem formulação pobre sim.

Quem vem exagerando por décadas é a indústria cosmética.
Promete o que não é capaz de cumprir, confunde e engana o consumidor.
Um editorial sobre cosmético publicado em uma revista não é um dogma que não possa ser questionado.
Meus comentários apenas deram um sentido mais objetivo para a entrevista.

Obs.: O Nome do presidente (CEO = Chief Executive Officer) da Nivea é Thomas Quaas e não Quack.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Creme da Latinha Azul em Perigo

Dando um break nas respostas aos comentários dos leitores do Blog,
vou comentar a entrevista dada para a Revista Veja, nas páginas amarelas pelo Presidente da Nivea, Sr. Thomas-Bernd Quaas.

A obsessão dos brasileiros por beleza fez as vendas de Produtos de higiene e beleza crescer a uma cifra de 27,5% em 2008, com relação ao ano anterior. De 2007 pra cá a indústria movimentou aproximadamente 53 bilhões de reais. Dados do Euro monitor.

O Brasil é o terceiro mercado mundial de cosméticos. No segundo semestre de 2009, as vendas cresceram 18% a mais em relação ao mesmo semestre do ano anterior. Se continuar assim, em 2010, o país vai desbancar o Japão, e se tornar o segundo mercado. O primeiro mercado, claro é os Estados Unidos.

É atrás desse mercado de consumo em massa que a Nivea está de olho. E com olho bem grade, diga-se de passagem. A ponto de aparecer nas páginas amarelas da Veja.

Mas infelizmente, o crescimento das vendas da Nivea não se traduz em qualidade nas formulações dos seus produtos. A formulação dos seus filtros solares é muito pobre.

A jornalista da Veja observa a sinceridade do presidente da Nivea quando ele diz que os cremes não acabam com a celulite. Mas logo adiante ele promete que os seus cremes faciais “podem fazer com que um rosto pareça até cinco anos mais jovem.” Papai Noel existe, se um creme da nivea cumprir essa promessa.

O Sr. Quaas apenas leu a cartilha do seu departamento de marketing para a jornalista da Veja. Apesar de falar em novidades, não revela nada de novo embaixo do sol. Diz que “entre 30% e 40% da receita total da empresa é proveniente de produtos que estão a menos de quatro ou cinco anos nas prateleiras.

Então qual a razão de manter o creme da latinha? Esse creme foi criado há 100 anos. Deveria ser descartado e dar lugar a sua "segunda revolução nos cuidados com a pele, em especial no que diz respeito à hidratação."

Começa e termina a entrevista, hidratando a pele das brasileiras. Ele deve estar desinformado, pois para hidratar existem hoje no mercado brasileiro inúmeras outras opções. Além disso, as peles oleosas e acneicas não precisam das gorduras em excesso que os seus cremes contém.

Os exageros de um editorial sobre cosméticos

Após uma longa viagem de avião faz máscara no rosto com aquele creme da latinha.”

Pessoalmente já tive a experiência de pegar um vôo em São Paulo, trocar de aeroporto quatro vezes, e após 36 horas de viagem, chegar em Kuala Lâmpur na Malásia.

Honestamente, é difícil acreditar numa afirmação dessas. Posso garantir que após uma longa viagem a última coisa que o teu rosto pede é uma máscara de creme gorduroso como aquele. Você implora por algumas horas de sono. Quem costuma viajar de avião com frequência, sabe que após um longo vôo, onde cair, dorme.

Com todo o respeito à história do creme da latinha azul, para uma pele cansada e ressecada após uma viagem de avião, até a própria nivea possui melhores opções de máscaras para o rosto. Se a intenção do Sr. Quaas foi divulgar o creme da latinha, exagerou na dose.

Outro exagero é quando ele afirma que os cremes são responsáveis por 80% dos cuidados com a beleza. Outros 15% da beleza vem do esporte e 5% dos cosmecêuticos.
De onde ele retirou essas estatísticas?
Exibindo a fonte desse estudo, daria mais crediblidade à matéria.

Quando a jornalista lhe pede para definir uma pele perfeita, ele responde que é o sorriso da mulher. Confesso que não entendi essa resposta.
Afinal a pele perfeita não é adquirida pelo "uso intensivo e constante" de hidratantes e cremes?

Onde está o segredo do creme da latinha?

O creme da latinha é o primeiro segredo da nivea.
O segundo, “são as armas muito poderosas.”

As listas de ingrediente das substâncias estão escritas no rótulo do produto. Além de a formulação desse creme ser incrivelmente básica, sua maior porcentagem é de vaselina e óleo mineral. Não vejo nenhum segredo nisso.

O creme da latinha azul é uma ótima opção de hidratante para as mãos. Porém, não é para todo tipo de pele que ele serve.

Vamos esperar pelas "armas muito poderosas derivadas das pesquisas sobre renovação celular" do Sr. Quaas. Quem sabe depois de 100 anos o milagre contra as rugas, finalmente será revelado pela nivea.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Resposta para a Cris

Demorei para responder os comnentários da Cris, Rosane R. Moraes e a Denise Soledade.
Justificativas não ajudam muito, mas por uma questão de educação e respeito aos comentaristas do blog, a demora na resposta tem motivo:
Problemas de saúde.

Cara leitora Cris!
Parabéns pela tua persistência. Adorei quando você disse: “mas não desisto nunca”. É isso aí.

Cris, se me permite as repostas para o seu comentário estão divididas em sete artigos.

Acredite que as suas indagações, não é exclusividade sua. Elas são comuns a muitos, mas muitos outros consumidores de cosméticos no Brasil. Você tem várias perguntas, pelo simples fato de os jornais, revistas e TVs despejarem durante décadas seguidas informação incompreensível sobre o assunto cosmético, quando divulgam produtos de cuidados pessoais aos consumidores.

Nesses anúncios as informações mostram apenas o lado bom da história. Raramente levam em conta as necessidades individuais de cada consumidor.

1 – Por que complicar tanto?

As explicações sobre cosméticos são muito técnicas. Temos uma tendência a abominar coisas demasiadamente técnicas. Mas tem uma armadilha, que não nos damos conta. A indústria se aproveita dessa nossa fraqueza para nos confundir de propósito.

Portanto querida Cris, você não é ignorante sobre o assunto, a confusão é proposital. Um consumidor ciente do que é correto, torna-se mais difícil vender bastante para ele, principalmente produtos de que ele não necessita. Todas nós compramos cosméticos que acabam nos armários de nossos banheiros, e muitas vezes não sabemos direito sua utilidade.

Mas para nossa alegria, existem muitos produtos cosméticos de excelente qualidade disponível no mercado, em todas as categorias de preço. Produto caro não significa que ele seja o melhor.

Você precisa conhecer o seu tipo de pele, saber claramente qual o teu problema de pele: se é oleosa, sensível ou ressecada. Somente baseado na sua necessidade individual, então comprar o produto cosmético. Tipo de pele não é algo estático como a indústria cosmética diz. Nossa pele sofre influência do clima, estresse, alterações hormonais. E para embolar o meio de campo, podem ocorrer todas essas influências juntas. Nossa pele precisa ser cuidada com carinho - a pele do rosto, então, é o cartão de visita, conta nossa história de vida.
O produto fundamental que deve estar no armário de nosso banheiro é o filtro solar.

Resolvi abraçar como causa, descomplicar o assunto cosmético.

O próximo post para responder o comentário da Cris será:
Cabelo Fino