segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Teste "in loco” da Prótese Mamária de Silicone

Tempos atrás tentei importar um produto esterilizante para o Brasil. Entrei em contato com a ANVISA e fiquei assustada com a quantidade de exigências. Na internet deveria preencher três formulários em cascata. Como não sou química de formação, exigiram que eu contratasse um engenheiro químico. Mais exigências para o profissional. Registro em categoria de classe, currículo, comprovação de experiência profissional, etc.

Os valores das taxas deveriam ser pagos à ANVISA antecipadamente. Tentei argumentar de que não havia auferido lucro, pois só estava testando o mercado e no início traria apenas algumas amostras. Sem acordo, e fui alertada, ou melhor, (ameaçada) de que se algum fiscal da ANVISA encontrasse o produto no mercado, sem autorização eu poderia ser presa por contrabando.

Levaria um período de três meses, somente preenchendo formulários, depois mais um ano para receber a autorização. Após muita embromação, espera por reunião com diretora, telefonemas sem retorno, resolvi desistir da tentativa. O custo benefício do estresse, investimento antecipado, não compensava.

O mais inacreditável ponto em questão: o produto já era vendido fora do Brasil por décadas. Possuía laudo técnico de segurança para manuseio humano, sem contar os benefícios com a prevenção de doenças, etc. Porém aqui no Brasil, parecia que eu estava trazendo os componentes de uma bomba atômica.

Uma pergunta que não quer calar: todas as exigências que me foram feitas pela ANVISA também foram aos importadores do silicone de quinta? Comparada a outras marcas, a prótese da empresa francesa tem o dobro de chances de se romper no corpo das mulheres.

No meu caso, era obrigada a enviar uma amostra do produto para os técnicos da ANVISA analisarem. Será que nenhuma amostra do implante de silicone foi analisada pela ANVISA?

Pelo visto o produto foi testado sim, mas infelizmente não antecipadamente pelos técnicos da ANVISA. O teste real aconteceu, espalhando silicone no organismo das mulheres.

0 comments: