quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Reconstrução Capilar – um olhar crítico

Informação fornecida para o trabalho escolar sobre Recontrução Capilar
de uma aluna do curso de cabeleireiro - São Luis do Maranhão


Está na moda o termo reconstrução capilar. Alguns anos atrás a mulher brasileira quase não pintava o cabelo. Não é muito antiga a situação em que uma mulher com cabelo pintado de vermelho, poderia ser vista como uma pessoa de comportamento meio duvidoso. Porém os tempos mudaram e a indústria cosmética descobriu o Brasil. Nos últimos 5 anos a venda de produtos para cabelo cresce a olhos vistos.

Antes quero deixar claro que nenhum produto, por mais caro que seja, age sozinho na beleza de um cabelo. A habilidade e o conhecimento de um cabeleireiro é que realmente faz a diferença. Tenho muito respeito por cabeleireiros e formuladores de produtos para cabelo. Nas muitas pesquisas que já fiz e continuo fazendo sobre produtos para cabelo, felizmente, tenho percebido que a quantidade dos produtos bons é maior que a quantidade dos produtos ruins. O que não acontece com relação aos produtos para a pele do rosto e corpo.

Mas admiração e respeito por cabeleireiros, não me impede de falar que o fabricante de produtos para cabelo, freqüentemente esconde a verdade sobre os seus produtos. A maioria engana muito na hora de dizer ao cliente o que o seu produto é capaz, e o que ele não é capaz de fazer pela beleza de um cabelo.
O termo reconstrução capilar é basicamente um termo criado pela indústria cosmética para vender produtos para cabelos danificados, principalmente por tintura. É possível o fio de um cabelo ser reconstruído? Os cabeleireiros são muito bem treinados pelos fabricantes de cosméticos para responder sim a essa pergunta.
O fato é que entre a recomendação de um cabeleireiro e a propaganda dos produtos para cabelo, não existe muita informação correta.
A estrutura do cabelo
A cutícula é a camada exterior do cabelo que protege a sua espinha dorsal, chamada córtex. Também protege e medula do cabelo, mas o incrível é que em alguns tipos de cabelo a medula não é sempre presente. A cutícula tem a aparência de escamas, que são ligadas por uma espécie de cimento formado por aminoácidos.
A queratina, componente que reveste a cutícula do cabelo, possui carga negativa, o que permite reter, de certa forma, partículas de carga contrária. No cabelo normal essas camadas de escamas estão justapostas no eixo do cabelo. O mesmo não acontece no cabelo danificado, onde a superfície do cabelo é rugosa e irregular, aparecendo as famosas pontas duplas. O córtex é o principal componente da haste do cabelo. É nesta região que estão dispostos grânulos de melanina que dão origem a cor do cabelo.
Constituição do Cabelo
O cabelo humano é constituído de alfa-queratina, proteína insolúvel que consiste de aproximadamente 85% da massa total do cabelo com aproximadamente 7%de água. Outros ingredientes são lipídios 3%, pigmentos 2%. - Alteração no fio do cabelo Cabelo virgem perfeito Cabelo danificado Escovas, secadores e excessos de tinturas danificam a queratina do cabelo, componente da cutícula. Como a função da cutícula é proteger o córtex do cabelo, quando ela é danificada, deixa as frágeis proteínas do córtex do cabelo expostas. É aí que a indústria cosmética entra para reconstruir o que ela mesma ajudou danificar um pouco. Pois tingir o cabelo, é mudar a estrutura físico-química do cabelo e alterar também a sua superfície.
Além dos agentes cosméticos, o sol, vento e poluição ajudam a danificar o cabelo. È bom lembrar que a boa alimentação e controle de estresse contribuem para a aparência bonita do cabelo.
A Reconstrução Capilar
Para esclarecer o que a indústria quer dizer com reconstrução capilar é bom entender um pouco sobre cabelo e pH. pH é potencial de hidrogênio, ele é medido numa escala que vai de 1 a 7.
O pH da água é 7, e é considerado um pH neutro.
É bom ficar claro que cabelo seco não tem pH. Somente líquidos ou soluções aquosas possuem pH. Portanto quando o cabelo é dissolvido numa solução aquosa, que se aproxima do pH da pele, em torno de 4,5 a 5,5, é possível medir o pH do cabelo. E a indústria cosmética confunde quando diz que determinado produto que ela vende ajuda a balançar o pH do cabelo. Porém não é o cabelo em si que tem pH e sim um manto de ácido que recobre a fibra capilar, composto de óleo que transpira. É esse processo de transpiração do cabelo que cria o pH do cabelo.
Na verdade, é essa camada invisível a olho nu, que protege o cabelo. Aplicando uma substância com pH maior que 7 (mais alcalina que o cabelo) decompõem-se esse manto de ácido do cabelo e começa a danificar a camada externa da cutícula do cabelo. Um produto com pH menor que 2 (mais ácido que o cabelo), muda a estrutura do cabelo. Por isso que todo produto com pH maior que 7 e menor que 3 é ruins para o cabelo. Portanto um produto com pH entre 4,5 e 7 é bom para o cabelo. Seja complementando o ácido natural do cabelo ou simplesmente não prejudicando a estrutura natural do cabelo.
O objetivo de todo produto de tratamento para o cabelo, ou reconstrução capilar, deve ser: não alterar o pH natural do cabelo.
O americano, Jheri Redding, fundador das quatro empresas – RedKen, Jhirmack, Nexxus, e Jheri Redding Products.
Em 1960, Jheri Redding revolucionou a indústria dos produtos para salão e introduziu no mercado, os xampus que balançam o pH dos cabelos. Os químicos foram obrigados a concordar que um xampu de pH entre 4,5 e 7 é bom para qualquer tipo de cabelo, principalmente para os cabelos que passaram por algum procedimento químico.
Os ingredientes ativos presentes na formulação de produtos ditos reconstrutores capilares penetram realmente na parte interna da estrutura do cabelo?
A resposta é possivelmente. Existem pesquisas demonstrando que certos ingredientes ativos podem ser absorvidos pelo córtex da fibra capilar. Mas a quantidade de ativo e de quanto é o benefício para o cabelo - são indagações ainda não totalmente esclarecidas pelos cientistas. Pelo fato de ser difícil manter os ingredientes no cabelo, por períodos longos na sua estrutura.
Assim como penetram fácil na estrutura do cabelo, também saem fácil quando escovamos e lavamos o cabelo. Os ingredientes ativos das formulações reconstrutoras capilares se mantêm na parte externa do fio do cabelo, o que é bom, pois é exatamente onde eles são necessários. Os ingredientes ativos migram para a cutícula do cabelo, e se fixam nas camadas de cutícula do cabelo. Os nutrientes preenchem a parte ressecada e danificada do cabelo.
Mas infelizmente, esse ativo não se mantém no cabelo por muito tempo. Para ajudar a penetração dos nutrientes na estrutura capilar, a dica é: quanto mais tempo os ingredientes puderem permanecer no cabelo, melhor.
Silicone
É uma vasta gama de ingrediente ativo usado nas formulações de produtos para cabelo. Aparecem na lista de ingredientes sob os nomes de: dimethicone, phenyl trimethicone ou cyclomethicone. Esses ingredientes ativos são vitais nos tratamentos de cabelo. Eles possuem uma capacidade incrível de entrar na estrutura do cabelo e se espalhar em volta da cutícula do cabelo. São também resistentes à água, agüentam algumas lavagens do cabelo. O silicone dá brilho ao cabelo e melhora a sua textura.
Porém quando usados em porcentagens excessivas podem deixar o cabelo gorduroso e pesado. Óleo mineral, petrolatos e óleos de plantas também possuem características similares aos silicones, mas deixam o cabelo muito gorduroso e não se espalham tão facilmente pela cutícula do cabelo como os silicones.
Preços
Depende qual é o foco da clientela do salão, para fazer o preço de um tratamento de reconstrução capilar. Porém é crucial o cabeleireiro ter em mente de que o mais importante no produto é a sua formulação e não o preço. Existem produtos bem formulados em todas as categorias de preço. Um produto de tratamento caro não é garantia de resultado positivo.

3 comments:

Rosana disse...

Oi lucia
Adoro seu blog e adorei esta matéria sobre os cabelos, muito esclarecedora, você está de parabéns! Li seu livro e amei, mas achei que apenas faltou um pouquinho de aprofundamento nos produtos para cuidado dos fios como cremes, leave ins etc, afinal o principal motivo de preocupação das brasileiras sem dúvidas são as suas madeixas, os produtos mais consumidos são produtos para os fios, os cabelos são o ¨troféu¨para a brasileira, basta ver o número de sites, blogs e fóruns destinados as madeixas, tem até uns seguidores de filosofias capilare estilo¨no poo¨ ¨low Poo¨,que são anti sulfatos e silicones em cabelos cacheados. Até gostaria que vc falasse a respeito destes ¨métodos¨pois realmente está havendo uma invasão de teorias sobre cuidados dos cabelos e em meio de tudo isso não se sabe mais o que realmente é válido. Bem acho que já falei demais. Termino dizendo que adoro seu trabalho pois realmente ajuda muito a dismistificar mitos e conceitos que nos fazem escravos e aguardo anciosamente a próxima edição do seu livro, que para mim já virou um manual de consulta.
Atenciosamente,
Rosana R. Moraes
Rio Grande do Sul

Anônimo disse...

Oi Rosana,

Obrigada pelo carinho. Finalmente arrumei um tempo p/ te responder.

Quando fiz o meu curso de esteticista fora do Brasil, uma professora chinesa me ensinou algo maravilhoso, logo na primeira aula.

Ela dizia: ‘o que importa são vocês profissionais! “Os produtos estão ai, e existem ótimos produtos”.
Você pode ter o melhor xampu, melhor condicionador, mas se faltar habilidade e conhecimento, o serviço não terá bom resultado.

Outro ponto importante é conhecer um pouco sobre a formulação dos produtos p/ cabelo. Eu digo o básico, não o que um químico sabe. O ingrediente responsável pela espuma no xampu, o que dá brilho, e por aí vai. Assim a sua decisão será baseada realmente naquilo que o seu cabelo precisa e não nas promessas absurdas que a propaganda do produto faz.

No momento estou preparando algo sobre filtros solares, pois saiu um teste que reprovou marcas famosas. E os fabricantes resolveram dar uma contra-resposta.

Em seguida vou sim, postar mais assuntos sobre os “tratamentos’ para cabelo que agora estão na moda.

Um beijo grande,

Lucia

Icaro Lima/ São Luis-MA disse...

Apenas uma correção: a escala de pH vai de 1 a 14; sendo qualquer pH menor que 7,0 um pH ácido e maior que 7,0 é um pH alcalino. No mais, parabenizo pelo material.