quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Matéria no jornal “O Globo” deixa o povo indignado

Pro teste reprova oito marcas de protetor solar, entre elas:
nivea, La Roche-Posay e banana boat.

Quando li a reportagem durante a noite, havia 100 mensagens.
No outro dia de manhã, 188 mensagens de pura indignação das
pessoas que foram fiéis compradores dessas marcas.

A indústria cosmética já faz tempo, fatura em cima da ignorância do mercado.
Quando a economia melhora, o consumidor, além de consumir mais, torna-se mais exigente.

Vou re-publicar o post que está no meu Blog.

A Data do post foi em:
sexta-feira, sete de dezembro de 2007.

Os primeiros filtros solares foram muito bem-sucedidos em proteger a pele contra os raios UVB, mas para desalento dos pesquisadores, a ocorrência de câncer de pele não caía. As preocupações então, se voltaram para os raios UVA. Resumindo, eram as radiações dos raios UVA que, originalmente, causavam câncer na pele.

O numero do FPS (fator de proteção solar) escrito no rótulo do produto é apenas parte da historia. O FPS protege a pele contra os raios UVB. Ou seja, o dano dos raios UVB deixa a pele vermelha e forma bolhas.

Como proteger a pele contra os raios UVA?
Só existe uma forma: ler a lista de ingredientes e observar se os ingredientes,
Butyl methoxidibenzoylmethane (ou nome similar: mexoryl SX, Parsol 1789), fazem parte da lista de ingredientes.
Outros ingredientes eficientes: dióxido de titânio, óxido de zinco.

Benzofenona também protege contra os raios UVA, porém não é tão eficiente quanto os ingredientes citados acima. Esse ingrediente protege muito bem a pele contra os raios UVB e apenas uma parte das radiações UVA.

Os rótulos dos filtros solares não fornecem indicação sobre o comprimento de onda, ou do nível de proteção dos raios UVA.

A maioria dos agentes de proteção solar UVA oferece somente a proteção de uma parte das radiações de UVA, mas não do total espectro da onda.
Fonte: Revista - Skin Therapy Letter

3 comments:

Anônimo disse...

Olá Lucia
tenho lido suas postagens e simplesmente estão caindo como uma luva perfeita. faz tempo que tento encontrar uma forma de encontrar respostas para questões de cosméticas em gerais,com explicações científicas e ao mesmo tempo de fácil entendimento.odeio me sentir tão ignorante mas é um pouco inevitável diante de uma lista imensa de desfavorações,complicações e problematicas educacionais e etc. mas não desisto nunca.
é meu primeiro comentário e quero muito agradecer pelos esclarecimentos.muitos deles eu já estou entendendo e aplicando no dia a dia um outro olhar .não imagina o alívio.
o assunto sobre o PH foi ótimo,assim como os hidratantes(fechando com chave de ouro o que poucos falam e muitos propagam:pele oleosa X hidratente).
sabe um assunto difícil de resolver e que mais parece uma equação de matemática?quando o assunto é cabelos finos(será que são tão "poucos no mercado" ?),oleosos e sensiveis (ao mesmo tempo).é uma pandemia de desinformações que me causam sofrimento.vou sempre aos dermatologistas mas,não sei se sou ou o quê ,mas encontro sempre um desinteresse gigantesco.descobri recentemente uma alergia a perfume mix,mas ninguém me esclarece exatamente do que se trata (são anos sofrendo com erupções e coceiras no couro cabeludo),mas a duvida que persiste é se a industria andou acrescentando ou diminuindo alguma substancia, porque nos ultimos anos minhas reações alergicas pioraram demais,inclusive com quedas de cabelo.estou realmente achando tudo isso estranho(pergunto para as pessoas se elas tambéme stãos entidno diferenças)! e o que dizer desses produtos, creminhos pra determinadas idades?creme contra estria,tratamentos mil de clinicas estéticas que olho com tanta desconfiança baseado justamente no que até aprendemos em biologia no segundo grau!mas me sinto sozinha em meio a tanta gente deslumbrada pelas maquiagens.aliás maquiagem também que sempree dizem que não faz bem pra pele.e produtos ditos minerais surgindo aos montes! quantas indagações!
desculpe-me.
só vim aqui mesmo pra agradecer e que continue a nos esclarecer com tantas informações. minha busca paralela é aproveitar essas informações para encontrar alternativas menos custosas de procedimentos como hidratantes e cuidados pessoas que sejam eficientes (obviamente seguros) e não gastar um dinheiro que nunca vou poder com produtos cafajestes.
muito obrigada pelas informações,sempre visitarei seu blog.
abraços
Cris

Rosana R. Moraes disse...

Oi Lucia
Estou eu aqui de novo eh eh. Adoro mesmo todas estas informações que vc nos traz, realmente importantíssimas, pois antes de ler o seu livro eu nem sabia quais os ingredientes fundamentais para o filtro solar realmente ser eficaz, eu sou bem branquinha e sempre me preocupei com proteção ao sol, detesto ficar de molho me bronzeando como muita gente por aí, para mim, não passa de um ¨modismo arriscado¨que pode trazer consequências irreversíveis. Pois bem, o fato é que me dei conta que nós, consumidores muitas vezes somos feitos de idiotas pela indústria, agora pensa: ter tanto cuidado com o sol, comprar um produto confiando que estamos protegendo nossa pele,muitas vezes pagando um absurdo ¨pois é fundamental para a beleza e a saúde¨ e o mesmo não passa de um creminho sem qualquer eficácia!!É de doer!
Graças ao seu livro comecei a ler os rótulos dos filtros e achei muita coisa boa e acessível, engraçado que no sundown facial vi que tem o Butyl methoxidibenzoylmethane e dióxido de titânio o que em filtros muito mais caros existe apenas o segundo. Realmente comecei a observar como as pessoas, as vezes pensam que estão fazendo o melhor , mas ainda falta muita informação, como uma colega de trabalho que disse que sua Dermatologista mandou usar filtro 100, ela fala toda orgulhosa, nos seus 40 anos, pensando que estará garantindo uma pele de pêssego por muitos anos, logo pensei: Para ela seria ótimo ler o livro da Lucia eh eh, assim perceberia que não importa muito o fator de proteção altíssimo e sim o que o produto contém, além do mais pelo que tenho lido entendi que o filtro 30 absorve 96,5% da radiação, enquanto o 100 absorve 99%, nada muito significativo e que justifique o valor absurdo dos filtros acima do fator 30. Apendi que é mais importante ter um bom filtro 15 ou 30, no meu caso (pele branquinha)e reaplicá-lo durante o dia do que usar um fator altíssimo, e aplicar apenas uma vez, porque o valor do produto é tão alto que as pessoas acabam ¨economizando¨o produto.Aprendi que única coisa que dobra nos filtro solares é o valor e não o fator eh eh eh, não existe filtro que proteja 100%, o importante e ser generosa na quantidade e reaplica-lo durante o dia. E Filtro solar é para proteger a pele, não vale a pena gastar aos tubos com produtos cheios de componentes que apenas encarecem e de nada servem, tem produtos que custam absurdo porque colocam soja, extratos etc, por isso adorei seu livro ele explica direitinho a ler ¨o rótulo¨para não se iludir com besteiras e perder o foco do que realmente o produto pode e deve fazer pela pele, no caso do filtro proteger dos UVA e UVB e ponto.
Nossa lucia, como sou tagarela! Mas realmente me anima saber que existe pessoas como vc que estão dispostas a procurar a verdade. Espero que eu esteja sendo uma boa aluna. Aguardo anciosa sua publicação sobre filtro e espero que eu não tenha dito muita besteira sobre o assunto pois isso tudo que postei foram informações que obtive pesquisando.
Ah, só mais uma coisinha: Gostaria que me desse uma opinião sobre filtros solares que se manipulam em farmácias, vc acha que dá para confiar ou é melhor comprar os industrializados? Li uma postagem na net em que a pessoa falava que não dá para confiar em filtros mnipulados do Brasil pois os farmaceuticos não sabem estabilizar a fórmula dos mesmos, não sabem emulsionar, que é difícil e tal. O que vc acha? Será que mesmo pedindo os ingredientes que vc citou não daria para manipular. e acordo com seus conhecimentos o que vc acha? É que eu tenho um filtro manipulado e acho ele tão bom e tem tantos dermatos que receitam, mas agora fiquei preocupada.
Obrigada pela atenção e paciência.
Beijos
Rosana R. Moraes

Denise Soledade Jornada disse...

http://entendendocosmetologia.blogspot.com/2009/12/nota-protetores-solar.html