quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Acne & Rugas

Lutar contra as rugas já uma batalha e tanto.
Quando as acnes aparecem junto, a história torna-se ainda mais confusa e deprimente. Nem toda a mulher possui acne. No entanto mulheres que nunca sofreram com acnes durante a adolescência, passam ter acne após os 20, 30, 40 anos, ou até mais velhas.

Na menopausa, como se já não bastassem todos os incômodos dessa fase da vida, algumas de nós recebem as acnes como um bônus a mais para se preocupar.

Como solucionar esses dois problemas juntos?
Na verdade a solução é mais fácil do pensamos.

A questão é: imagina-se que exterminar rugas reside apenas no uso intenso de hidratantes, ou aplicar camadas e mais camadas de cremes. Não é bem assim. As rugas não param, simplesmente usando diferentes consistências de cremes!

Os ingredientes eficientes contra as rugas e cientificamente comprovados são aqueles que possuem função antioxidante. São os chás verdes, vitamina C, vitamina A. Incluindo as substâncias químicas similares aos componentes da pele, tal como ceramida. A textura dos cremes é irrelevante, sejam creme, gel ou loção.

Comparando com a dieta alimentar. Sabemos que o salmon faz bem à sua saúde. O benefício para o organismo é o mesmo, comendo o peixe frito ou ensopado.
Portanto o benefício de um creme para a pele deve ser igual, não importa se ele é gel, loção ou serum.

Informação importante: os ingredientes que proporcionam excelente textura aos cremes, podem congestionar os poros. Creme gorduroso deve ser evitado por quem possui pele acneica. Gel, líquidos, serums não muito pastoso, dificilmente congestionam ou causam problemas aos poros de uma pele propensa a ter acnes.

Qualquer creme anti-ruga pode ser feito em forma de gel ou em textura leve. O importante é que o produto seja bem formulado. Quando o produto contém ingredientes corretos, ele pode ser anti-ruga e anti acne ao mesmo tempo.

Para ganhar a batalha contra acne moderada, a melhor opção é começar com os produtos que contenham de 1% a 2% de ácido salicílico. O ácido salicílico esfolia a pele e ainda é uma das melhores opções para entrar na briga contra as rugas. Também tem a habilidade de reduzir e em alguns casos praticamente eliminar a acne.

Se o ácido salicílico não for suficiente para solucionar a acne, uma alternativa é acrescentar o ingrediente peróxido de benzoíla, iniciando com 2,5% a 5% de concentração, uma vez ao dia; de preferência à noite.

As pesquisas mostram que o peróxido de benzoíla pode ser efetivo, muitas vezes até melhor que os antibióticos recomendados pelo médico.
Obviamente que você ainda precisa usar o filtro solar, para proteger a pele contra os danos provocados pelo sol. Pois 70% das rugas são causadas pelos raios solares que incidem na pele.

Um detalhe que poucos conhecem: um creme hidratante que possui o FPS na formulação tem uma desvantagem, ele ajuda a bloquear os poros. Pois o produto torna-se muito gorduroso. Isso não é bom para a pele acneica.

Uma dica que pode amenizar o problema seria usar uma base com protetor solar. Os fabricantes de maquiagem no Brasil já estão colocando no marcado bases com protetor solar. O ideal é FPS 15 ou dependendo da cor da pele, FPS 30.

Você talvez queira usar um creme mais emoliente na região dos olhos. A região dos olhos dificilmente possui acne. Pois a pele nessa região é mais ressecada.

De maneira nenhuma precisa ser um creme especial e mais caro. Qualquer hidratante bem formulado resolve o problema. Será necessário experimentar um produto eficiente e que funcione para o seu tipo de pele.

1 comments:

Detetive da Beleza disse...

Olá, Lucia Sou seguidora do seu blog, mas não consigo postar comentários lá.Estou te escrevendo pq desde sua postagem sobre a rotina da peleacneica fiquei intrigada!E agora com essa postagem sobre acne e rugas, não consegui postarcomentários novamente....Minha questão : a rotina que vc postou também pode ser seguida paraacne rosácea??Como fui diagnosticada há pouco tempo como rosácea, ainda estou umpouco confusa e não sei se minha médica está acertando, pois o uso doscremes prescritos não condizem com o que vc postou e além disso causamdesconforto.

Se puder comentar, eu agradeço. -- Muito obrigada!!! Visite meu blog: http://gaspinha.blogspot.com Bjks