sábado, 23 de fevereiro de 2013

Máscaras de Aspirina

Cris,
Obrigada pela sua participação. 
Sim vou postar mais. Estou atravessando uma reprogramação, repaginação profissional e pessoal. 
Aguarde a “new" Detetive da Beleza.
Falando sobre a receita da máscara mencionada no blog Produtos de Beleza:
O nome químico dado à aspirina é ácido acetil salicílico.
A aspirina é o medicamento antiinflamatório mais usado no mundo. Aplicado topicamente, a aspirina tem a função de reduzir a irritação e infecções na pele. Também usado para melhorar dores e desconfortos causados por gripes. Pessoas alérgicas à aspirina, não devem usar o produto na pele.
Argila verde, pode ser creme ou pó. O ingrediente ativo principal chama-se bentonite: é um tipo de argila usado como absorvente em formulações cosméticas. Pode ressecar a pele, porém ameniza bastante a oleosidade excessiva das peles oleosas.
ingrediente ativo kaolin também é usado em máscaras de argila. Sua cor é escura. É uma argila mineral (silicato de alumínio), é usado pelo fato de possuir propriedades absorventes.
Quanto ao vinagre de maçã, desconheço os benefícios para a pele.

Benefícios das máscaras de argila em geral
A pele é composta de diferentes camadas. Quando somos jovens (20 anos), nossa pele se renova em mais ou menos 3 semanas.
As camadas mais novas ficam na parte mais profunda; a camada mais velha fica na superfície. É na superfície da pele onde estão as células mortas. Essa última camada vai se renovando, dando lugar às células novas oriundas das camadas de baixo. Porém à medida que envelhecemos esse período de renovação vai mudando. Depende de cada pessoa, do meio ambiente, estresse, e o que a pessoa usa na pele. Danos provocados pelo sol, desequilíbrio hormonal, todos esses fatores alteram o ciclo de renovação celular da pele.
A máscara de argila retira mecanicamente as células mortas da pele. O bentonite melhora a oleosidade da pele. Sem dúvida a pele terá um aspecto melhor, próximo à pele normal, após a aplicação da máscara. Porém é uma melhora temporária. A acne não será resolvida somente com o uso de máscaras de argila.

1 comments:

Cris disse...

Sim vou postar mais. Estou atravessando uma reprogramação, repaginação profissional e pessoal.
-------
fico imensamente feliz. :)

o assunto veio a tona porque parece ter uma guerra entre quem tenta economizar ou fugir de certos produtos absurdamente caros com soluções, creio que com foco na segurança ,que possam ser feitas em casa sem causar riscos X fármaceuticos que ,no caso da aspirina, dizem ser um absurdo o uso da aspirina desta maneira.
uma das responsáveis pela página da PB é química, porém não raro encontro artigos como esse,feitos por famaceuticos:
2 – Máscara de Aspirina: sério? Essa eu fiquei chocada! Tudo bem que ácido acetilsalicílico é parecido com ácido salicílico... mas ninguém se perguntou se o ACETIL faria diferença ou não? Ninguém parou pra pensar porque que a indústria cosmética até hoje não usou o ácido ACETILsalicílico se ele é tão maravilhosos assim? É simples a resposta: embora ele seja um ótimo antiinflamatório, ele não tem a mesma ação (de esfoliação e combate a acne) que o ácido salicílico. Não existem estudos que mostrem a eficácia e segurança do uso desse ativo na pele, então porque pegar comprimidos de uso farmacêutico para via oral, triturar e jogar no rosto arriscando causar lesões ou outros problemas pra pele?
fonte: http://entendendocosmetologia.blogspot.com.br/2011/04/nao-desrespeite-quimica-farmaceutica.html

quer dizer,a sensação como consumidora é que você fica entre as condições impostas pelo mercado que te empurra remédios e cosméticos caríssimos e em outra mão temos as alternativas que poderiam ser utilizadas com resultados semelhantes (não me atendo a absurdo que encontramos na internet que nem me daria ao "luxo" de experimentar).
mas será que essa aspirina diluída assim, junto de uma máscara ou em água mineral, realmente funcionaria como na proposta da página da PB? há termos químicos que me tomarão anos de intensas leituras, que para leigas como eu , só o tempo poderia me trazer o benefício do conhecimento e do esclarecimento ,consequentemente me fazer entender as diferenças significativas entre uma coisa e outra.
obrigada pela atenção.
e é uma excelente notícia saber que em breve teremos novidades ,aliás nunca faltam , acada ano temos sempre uma "pérola nova" surgindo no mercado (aliás,qual mercado rentável junto da dos fármacos) .
adoro estar a par desses assuntos. muitas vezes só vem a contribuir para me tornar uma consumidora melhor,especialmente por ter uma pele sensível (com semelhantes características da foliculite) que ,mesmo com idas a dermatologistas durante tantos anos, não consigo respostas das mesmas a perguntas simples,acabando por ter de pagar $$$$$ e sofrer mais por nunca conseguir ver ou obter resultados satisfatórios,muito menos esclarecimentos.
obrigada pelo esclarecimento. Boa sorte com o blog ;)