quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Excesso de Creme Causa Acne

O programa fantástico da TV Globo no último domingo (04/10/09) fez uma reportagem sobre mulheres com acnes, causadas pelo uso excessivo de cremes.

O fato é que anúncios de TV, rádio, jornal, revistas, profissionais de estética e médicos da beleza insistem em dizer que nas rotinas de cuidados com a pele, todo simples mortal deve usar cremes hidratantes, e o pior, bastante.

As informações sobre cremes hidratantes são freqüentemente mal entendidas e deturpadas. O único tipo de pele que realmente necessita de hidratante é a pele seca. Depois a pele com ruga. Porém se a pele com ruga for oleosa, o uso do hidratante pode causar acnes.

Embora as propagandas preguem o contrário, em cosméticos nem tudo é cor-de-rosa. O fato é que os hidratantes são terríveis paras as peles oleosas. Os hidratantes contêm em sua formulação, substâncias imitando os lipídios naturais da pele. Em contato com a pele, essas substâncias gordurosas estimulam mais produção de óleo. E a última coisa que uma pele oleosa precisa é adicionar mais óleo ao que ela já produz em excesso.

A pessoa imagina que está hidratando a pele, ou atenuando as rugas. Na verdade, não obtém nenhum dos benefícios. Infelizmente, adquire mais acnes. Inclusive uma das mulheres entrevistadas pela reportagem, afirma que nunca teve problemas de acne durante sua adolescência.

Por isso vou repetir inúmeras vezes: primeiro você terá que deixar de lado toda persistente e patente informação incorreta referente a acnes. Depois avaliar todas as opções, e se concentrar naquilo que dá certo para seu tipo específico de pele. Senão, acaba arranjando mais problemas de pele.

0 comments: