quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Homens e Cuidados com a Pele

Cuidar da pele masculina não é complicado, basta adotar uma rotina bem simples. O mercado de cosméticos possui opções ótimas, baratas e eficientes com bons resultados.

Para a maioria dos homens, as três coisas que fazem pela manhã é: 
tomar café, entrar no chuveiro e se barbear. A maneira como cuidam da pele nas primeiras horas do dia, diz muito a respeito da sua personalidade. Não imaginam que na frente do espelho ao se barbearem, um pequeno cuidado com a pele pode reforçar sua autoconfiança.

Cuidar da pele não é apenas coisa de mulher. Apesar de alguns homens ainda cismarem que adquirir qualquer equipamento além da lâmina de barbear não é lá muito masculino. Honestamente falando, tratar da pele masculina não é diferente que tratar a pele feminina. É o mesmo que cuidar um corte ou ferimento, não tem nada a ver com sexo.

Essa forma antiga de pensar impede os homens de prevenir problemas sérios de pele. Não brinque com a sua pele: acnes, danos do sol, rosácea e irritação com barbeadores elétricos devem ser levados a sério. Não quero dizer que deva existir uma obsessão com cuidados de pele, mas rotinas básicas, não são difíceis de adotar no dia-a-dia.

Observações Importantes
  • Ser cauteloso ao comprar o produto cosmético. 
  • Observar no rótulo se não há ingrediente irritante na formulação do produto tal como, álcool ou fragrância em excesso.
  • Muitos cremes e loções pós-barba possuem alta concentração de álcool, mentol, potássio ou hidróxido de sódio. Esses ingredientes fazem o folículo do pelo e a pele inchar.

Irritação da pele - Pelos encravados

Basicamente a irritação da pele não é causada pela lâmina do barbeador e sim devido aos ingredientes dos cremes de barbear. A função do creme de barbear é retirar a gordura ao redor do pelo, abrindo um caminho mais fácil para a lâmina cortar o pelo da barba. Porém os ingredientes do produto podem causar inchaço na pele, e a lâmina do barbeador não consegue cortar o pelo rente à pele. 

Após raspar a barba, os pelos começam a crescer quase que imediatamente. O inchaço da pele impede que os pelos mais curtos cheguem rápido até a superfície, causando assim o encravamento do pelo.

Solução e Dicas

1 – Ao invés de usar loção pós-barba, usar um produto feminino, chamado tônico de limpeza. Mas observar se os produtos não contem alta concentração de álcool. Muitas vezes esse produto irrita menos a pele que a loção pós-barba.

2 – Dissolver um ou dois comprimidos de aspirina em ¼ de um copo de água e com um algodão, aplicar essa solução na região irritada do rosto. Isso funciona mesmo. Você ficará impressionado com o resultado.

3 – Não é recomendado barbear a pele seca; o pelo úmido fica mais macio e torna-se mais fácil cortá-lo com a lâmina.

4 – Raspar a barba inúmeras vezes não altera a grossura do pelo. A grossura do pelo é determinada por genética e hormônios; não tem nada a ver com o que se aplica topicamente na pele.

5 – Durante o dia use um protetor solar. Além de proteger sua pele contra os danos do sol, esse mesmo produto ajuda a hidratar a pele.
Infelizmente alguns cosméticos direcionados aos homens são caros, porém com formulação pobre.

Cuidar da pele não tem nada a ver com opção sexual – a estrutura da pele masculina tem a mesma composição que uma pele da mulher - epiderme, derme e camada subcutânea.

Homens não precisam de produtos cosméticos que reforcem sua masculinidade, e sim produtos que resolvam os seus problemas de pele.
Peles com acne seguem os mesmos cuidados para a pele feminina.
O assunto é detalhado no meu livro: Detetive da Beleza.

1 comments:

cris disse...

vale um compartilhamento. finalmente alguém expôs isso .não aguento mais ouvir que beleza /cuidados são coisas só destinadas a mulheres. é interessante ver outro assunto crescendo entre eles (e também em parte , em nós mulheres ) 1) a depilação masculina 2) o clareamento das áreas íntimas.