domingo, 21 de setembro de 2008

É Fraude

Um recente comercial da Avon afirma que um creme é capaz de sumir com as rugas em duas semanas. Acredito que desta vez, a empresa foi longe demais e ofendeu à inteligência da mulher brasileira.

Pois bem, vamos analisar se as promessas desse produto são realidade ou não. O anúncio afirma que o produto é capaz de fazer duas coisas em prol das rugas:

1 - Preencher linhas finas na primeira aplicação e estimular a produção de colágeno. Nenhum creme, simplesmente espalhado na pele, é capaz de preencher linhas finas ou linhas de qualquer tamanho. Para preencher rugas a pessoa deve procurar um médico. Após uma avaliação, ele irá indicar qual é a melhor opção; botox injetável, seria uma alternativa para preencher rugas. Creme nenhum aplicado na pele é capaz de estimular produção de colágeno. Essa afirmação não possui legitimidade científica. Devido a molécula de colágeno sintético ser muito grande, é incapaz de penetrar a barreira epidérmica da pele e descer até a derme, que é onde o processo de envelhecimento ocorre. Em produtos cosméticos, colágeno tem apenas efeito hidratante.

2 – “As linhas mais profundas começam a desaparecer em duas semanas”. O ciclo de renovação das células da pele humana, dura em média de 28 a 45 dias. Afirmar que as rugas começam a desaparecer em duas semanas é mudar o ciclo natural de renovação celular. Um produto cosmético capaz de alterar esse ciclo natural, deveria ser classificado como um agente farmacêutico, pois ele estaria alterando a estrutura da pele. O fato é que, não existe nenhum creme anti-rugas cientificamente compravado que seja capaz de apagar o inevitável. A maneira como as rugas aparecem e a pele envelhece, é um processo complexo, que envolve uma escala ilimitada de circunstâncias.

Porém, contactei a Avon e fiz a seguinte pergunta: Quais justificativas científicas, vocês possuem, para sustentar tal afirmação? A resposta da empresa: “A tecnologia do produto é de uso restrito da empresa. As informações científicas a respeito da composição do produto, não são divulgadas”.

Ora, se existe algum estudo científico feito pela empresa, ele deve ser divulgado. A publicação do estudo é importante para saber se o estudo é amplo o suficiente a ponto de ser significativo. E mais essencial ainda, quem se beneficiou do estudo? Todas essas informações são vitais, dando credibilidade ao estudo, à empresa e os seus produtos.

Prometer que rugas desaparecem em duas semanas, além de ser pura fraude, é ressuscitar a expressão “óleo de cobra”. No velho oeste americano, homens viajavam vendendo “snake oil” ou óleo de cobra, alegando que o unguento curava toda enfermidade. É uma metáfora aplicada à um produto, quando sua qualidade é questionável e não há comprovação científica. Portanto, adotar postura racional na hora de comprar qualquer cosmético, pode favorecer o bolso e a pele.

Lucia Fagundes - Detetive da Beleza

0 comments: