sábado, 26 de setembro de 2009

Pseudociência

Muitas linhas cosméticas publicam informações sobre ingredientes ativos usados nas suas formulações. E intitula esse amontoado de informação como artigo científico.

O artigo inicia falando sobre ciência básica, com a intenção de prender a atenção do consumidor por alguns minutos. Em seguida o texto vai se transformando em um verdadeiro imbróglio científico. E o consumidor acaba não entendendo direito, mas imagina que o ignorante é ele e jamais o autor do texto.

O objetivo de todo o palavreado inútil é justamente prender a atenção, depois confundir.

A grande maioria das informações sobre substâncias usadas nos cosméticos são feitas em uma linguagem incompreensível, recheada de termos técnicos sem significado científico nenhum. Alguns termos simplesmente não existem. Porém, passa ao consumidor a impressão de possuir comprovação científica.

A marca do cosmético é sutilmente citada e junto, alguns problemas de pele. E obviamente esses problemas desaparecem após a utilização do produto.

Pseudociência é uma estratégia muito usada para divulgar cosméticos. Junto com informação imprecisa, a intenção principal é vender produtos cosméticos. Muitos produtos raramente resolvem os problemas de pele e causam mais distúrbios na pele ainda.

Existem pesquisas a respeito de produtos cosméticos. E quando o artigo é publicado, o autor, quer credibilidade ao trabalho. Um artigo científico correto esclarece, não confunde.

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