terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sodium Lauryl Sulfate

Amonium Lauryl Sulfate e Sodium Lauryl Sulfate são 2 detergentes usados em xampus e sabonetes.
Há muita polêmica sobre o Sodium Lauryl Sulfate. Primeiro é preciso deixar claro a diferença entre irritar a pele e causar câncer.

Quanto a causar câncer, no caso dessas 2 substâncias, não existe nenhum estudo científico comprovando essa afirmação. Um órgão científico do Canadá tem um texto publicado no site deles esclarecendo o assunto (February 12, 1999, www.hc-sc.gc.ca/).

Porém o Sodium Lauryl Sulfate, quando usado nas porcentagens de 2% a 5%, pode ser bastante irritante para a pele de muitas pessoas, isso está num estudo feito pelo
European Journal of Dermatology, September-October 2001, páginas 416-419.

E quando é feito um teste de irritabilidade para qualquer ingrediente cosmético é usado o Sodium Lauryl Sulfate como padronizador.

Como isso é feito? Compara-se o Sodium Lauryl Sulfate com a outra substância que está sendo testada, pois o Sodium Lauryl Sulfate é considerado um potente irritante. Se o outro produto for mais irritante ainda, deve ser descartado para utilização em formulações cosméticas.

E vem daí a má fama do Sodium Lauryl Sulfate.

Existem 2 fatores a serem considerados nessa polêmica:
1 – Vocês já devem ter ouviu o ditado de que “em time que está ganhando não faz mudança”.
A indústria cosmética também utiliza dessa estratégia. O Sodium Lauryl Sulfate é um detergente muito eficaz. Se a empresa é cuidadosa, bem informada, ela pode usar a porcentagem correta da substância e não terá problemas.

2 – Ainda não foi encontrada outra alternativa eficiente com função detergente, capaz de substituir o Sodium Lauryl Sulfate, nas formulações dos xampus e sabonetes.

Enquanto nenhum cientista comprovar com bastante veemência, que são substâncias cancerígenas, a indústria vai continuar fazendo uso delas.

0 comments: