sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Batalha do Cabelo Fino

Resposta para a Cris.

Cabelo fino não é fácil de arrumar, é briga diária. Eu tenho cabelo fino, sei bem o que isso significa. Aliás, quanto menos mexer em cabelo fino, melhor. Aprendi após muito sofrimento e cometer besteiras. Qualquer produto que contenha agentes condicionadores apenas aumenta o volume e pioram as coisas. O cabelo fino é mais oleoso, porque a oleosidade natural da raiz vai rápido paras as pontas, tem pouco cabelo no couro cabeludo para segurar o óleo da raiz.

Considere fazer um corte mais curto e, em seguida colorir. Tingir cabelos finos melhora a espessura dos fios, porque deixa a cutícula mais dura. Cabelo fino tingido gera uma beleza artificial, porém com volume natural.

Outra dica: experimente não usar condicionador por alguns dias. A ligeira rigidez que você vai perceber no cabelo, pode encorpar mais o seu cabelo. Os condicionadores possuem fragrância, você fica livre delas por um tempo também. Vale a tentativa, experiência própria.

Quando os fios rebeldes insistem em arrepiar, coloca um pouco de spray para cabelo nas pontas dos dedos e espalha somente nas pontas. Talvez seja exatamente isso que o seu cabelo está precisando. Use um xampu (se puder encontrar) com pouca fragrância. Os xampus da L’oréal, por exemplo, têm muita fragrância. É experimentação mesmo, não tem muita alternativa.

3 comments:

Anônimo disse...

Nossa Lucia, eu achava que era justamente o contrario! Meu cabelo tbm é fino e esvoaça muito gerando um volume indesejado. Sempre aprendi que produtos emolientes e silicones devem fazer parte do dia a dia para domar os fios e que o condicionador é indispensável para fechar as cutículas. Agora fiquei abismada, sem usar condicionador o cabelo não fica ressecado?

Detetive da Beleza disse...

Cris,

É apenas uma recomendação.
Sim, você tem razão. A função do condicionador é repôr um pouco da oleosidade natural que é retirada durante a lavagem com o xampu.

Mas para cabelos finos, se usar uma porcentagem grande de silicone, o cabelo fica sem volume.
Além do mais você reclamou de coceira no couro cabeludo.

Uma característica dos condicionadore no Brasil é os fabricantes usarem bastante perfume nos condicionadores.
E fragrância é causa número 1 de alergias e irritação na pele.

Um abraço,

Lucia.

Anônimo disse...

muito obrigada pelos esclarecimentos!!
;p
Cris