sábado, 6 de fevereiro de 2010

Resposta para a Cris

Demorei para responder os comnentários da Cris, Rosane R. Moraes e a Denise Soledade.
Justificativas não ajudam muito, mas por uma questão de educação e respeito aos comentaristas do blog, a demora na resposta tem motivo:
Problemas de saúde.

Cara leitora Cris!
Parabéns pela tua persistência. Adorei quando você disse: “mas não desisto nunca”. É isso aí.

Cris, se me permite as repostas para o seu comentário estão divididas em sete artigos.

Acredite que as suas indagações, não é exclusividade sua. Elas são comuns a muitos, mas muitos outros consumidores de cosméticos no Brasil. Você tem várias perguntas, pelo simples fato de os jornais, revistas e TVs despejarem durante décadas seguidas informação incompreensível sobre o assunto cosmético, quando divulgam produtos de cuidados pessoais aos consumidores.

Nesses anúncios as informações mostram apenas o lado bom da história. Raramente levam em conta as necessidades individuais de cada consumidor.

1 – Por que complicar tanto?

As explicações sobre cosméticos são muito técnicas. Temos uma tendência a abominar coisas demasiadamente técnicas. Mas tem uma armadilha, que não nos damos conta. A indústria se aproveita dessa nossa fraqueza para nos confundir de propósito.

Portanto querida Cris, você não é ignorante sobre o assunto, a confusão é proposital. Um consumidor ciente do que é correto, torna-se mais difícil vender bastante para ele, principalmente produtos de que ele não necessita. Todas nós compramos cosméticos que acabam nos armários de nossos banheiros, e muitas vezes não sabemos direito sua utilidade.

Mas para nossa alegria, existem muitos produtos cosméticos de excelente qualidade disponível no mercado, em todas as categorias de preço. Produto caro não significa que ele seja o melhor.

Você precisa conhecer o seu tipo de pele, saber claramente qual o teu problema de pele: se é oleosa, sensível ou ressecada. Somente baseado na sua necessidade individual, então comprar o produto cosmético. Tipo de pele não é algo estático como a indústria cosmética diz. Nossa pele sofre influência do clima, estresse, alterações hormonais. E para embolar o meio de campo, podem ocorrer todas essas influências juntas. Nossa pele precisa ser cuidada com carinho - a pele do rosto, então, é o cartão de visita, conta nossa história de vida.
O produto fundamental que deve estar no armário de nosso banheiro é o filtro solar.

Resolvi abraçar como causa, descomplicar o assunto cosmético.

O próximo post para responder o comentário da Cris será:
Cabelo Fino

2 comments:

Rosana disse...

oi Lucia
Sou eu de novo eh eh, não adianta estou sempre lendo seus posts e acabo querendo sempre sanar as minhas dúvidas pois seu blog realmente me soa como um dos mais interessados em avaliar a veracidade dos fatos em um mundo tão consumista e capitalista. Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre os produtos para cabelos: Porque aqueles ditos ¨profissionais¨, de marcas famosas e caras parecem dar efeitos mais satisfatórios nas madeixas, se muitos deles são das mesmas empresas que tbm fabricam produtos comerciais para o grande público? Aliás, produtos de mesma empresa e praticamente a mesma formulação produzem resultados diferentes. Já fiz esta pergunta a vários profissionais, e eles sempre dizem que os produtos ditos ¨profissionais¨tem uma concentração maior de príncipios ativos, pois são produtos de alto desempenho, para serem usados em salões e por serem mais concentrados agem em menos tempo e dão melhores resultados que os comerciais, e por ser usado maior concentração de ingredientes o produto acaba saindo mais caro que o popular da mesma marca. Qual sua opinião, de acordo com sua informações isso pode ser verdade ou é mais uma desculpa esfarrapada ? E porque quando usamos um produto destes temos a sensação de que ele é realmente ¨mais encorpado¨e dá melhores resultados, será que é psicologico? Qual sua opinião? Por favor me responda pois quero saber se não estou jogando meu rico e suado dinheirinho fora eh eh eh

Anônimo disse...

eu acho uma luz esses posts!!a gente pena para querer fugir justamente das armadilhas ,mas é incrível a resistência das pessoas em "perguntar depois do tiro".
meu cabelo é fino,sensível e sofre com os ovarios polisc. ou seja, Deus mandou a 10 praga do Egito haahahaha!minha pele é fina e bem..deixemos a listinha de lado!
Quero muitíssimo agradecer pelas respostas e pela atenção. espero que a saúde esteja ótima!
muito obrigada e pode ter certeza de que têm mais uma leitora aqui pra abraçar essa causa que não é simples, boicotes acontecem até em casa,minha mãe vendo meu cabelo diferente dos produtos "pantene" anunciados do tipo Gisele B (que nós sabemos que "usa" os produtos , né? hu-hum..sei...) fica inconformada ,mas eu insisto que existem fatores decisivos como os ovarios poli...mas é difícil conversar quando a fama da estetica ganha proporções dignas de Disney e seus filmes!hahaahh
não posso usar os shampoos da Pantene e nesses tempos,meus ataques de alergia pioraram muito e agora sei ainda mais que quando eu falava que seus shampoos estavam me deixando "na lua da amargura" é porque havia mesmo fundamento!o efeito têm sido devastador!
creiem-me que mesmo mostrando o cabelo oleoso, fino empurram cada coisa nos salões dizendo serem de cunho profissional e "avançado"(apesar do mercham obvio) que chega a dar tristeza!graças ao bom Deus sempre fugi!
mais uma vez obrigadíssima pela atenção!
Cris
p´.s.: vou dar uma olhadinha nos produtos da Avon para cabelos!
;p