terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Creme da Latinha Azul em Perigo

Dando um break nas respostas aos comentários dos leitores do Blog,
vou comentar a entrevista dada para a Revista Veja, nas páginas amarelas pelo Presidente da Nivea, Sr. Thomas-Bernd Quaas.

A obsessão dos brasileiros por beleza fez as vendas de Produtos de higiene e beleza crescer a uma cifra de 27,5% em 2008, com relação ao ano anterior. De 2007 pra cá a indústria movimentou aproximadamente 53 bilhões de reais. Dados do Euro monitor.

O Brasil é o terceiro mercado mundial de cosméticos. No segundo semestre de 2009, as vendas cresceram 18% a mais em relação ao mesmo semestre do ano anterior. Se continuar assim, em 2010, o país vai desbancar o Japão, e se tornar o segundo mercado. O primeiro mercado, claro é os Estados Unidos.

É atrás desse mercado de consumo em massa que a Nivea está de olho. E com olho bem grade, diga-se de passagem. A ponto de aparecer nas páginas amarelas da Veja.

Mas infelizmente, o crescimento das vendas da Nivea não se traduz em qualidade nas formulações dos seus produtos. A formulação dos seus filtros solares é muito pobre.

A jornalista da Veja observa a sinceridade do presidente da Nivea quando ele diz que os cremes não acabam com a celulite. Mas logo adiante ele promete que os seus cremes faciais “podem fazer com que um rosto pareça até cinco anos mais jovem.” Papai Noel existe, se um creme da nivea cumprir essa promessa.

O Sr. Quaas apenas leu a cartilha do seu departamento de marketing para a jornalista da Veja. Apesar de falar em novidades, não revela nada de novo embaixo do sol. Diz que “entre 30% e 40% da receita total da empresa é proveniente de produtos que estão a menos de quatro ou cinco anos nas prateleiras.

Então qual a razão de manter o creme da latinha? Esse creme foi criado há 100 anos. Deveria ser descartado e dar lugar a sua "segunda revolução nos cuidados com a pele, em especial no que diz respeito à hidratação."

Começa e termina a entrevista, hidratando a pele das brasileiras. Ele deve estar desinformado, pois para hidratar existem hoje no mercado brasileiro inúmeras outras opções. Além disso, as peles oleosas e acneicas não precisam das gorduras em excesso que os seus cremes contém.

Os exageros de um editorial sobre cosméticos

Após uma longa viagem de avião faz máscara no rosto com aquele creme da latinha.”

Pessoalmente já tive a experiência de pegar um vôo em São Paulo, trocar de aeroporto quatro vezes, e após 36 horas de viagem, chegar em Kuala Lâmpur na Malásia.

Honestamente, é difícil acreditar numa afirmação dessas. Posso garantir que após uma longa viagem a última coisa que o teu rosto pede é uma máscara de creme gorduroso como aquele. Você implora por algumas horas de sono. Quem costuma viajar de avião com frequência, sabe que após um longo vôo, onde cair, dorme.

Com todo o respeito à história do creme da latinha azul, para uma pele cansada e ressecada após uma viagem de avião, até a própria nivea possui melhores opções de máscaras para o rosto. Se a intenção do Sr. Quaas foi divulgar o creme da latinha, exagerou na dose.

Outro exagero é quando ele afirma que os cremes são responsáveis por 80% dos cuidados com a beleza. Outros 15% da beleza vem do esporte e 5% dos cosmecêuticos.
De onde ele retirou essas estatísticas?
Exibindo a fonte desse estudo, daria mais crediblidade à matéria.

Quando a jornalista lhe pede para definir uma pele perfeita, ele responde que é o sorriso da mulher. Confesso que não entendi essa resposta.
Afinal a pele perfeita não é adquirida pelo "uso intensivo e constante" de hidratantes e cremes?

Onde está o segredo do creme da latinha?

O creme da latinha é o primeiro segredo da nivea.
O segundo, “são as armas muito poderosas.”

As listas de ingrediente das substâncias estão escritas no rótulo do produto. Além de a formulação desse creme ser incrivelmente básica, sua maior porcentagem é de vaselina e óleo mineral. Não vejo nenhum segredo nisso.

O creme da latinha azul é uma ótima opção de hidratante para as mãos. Porém, não é para todo tipo de pele que ele serve.

Vamos esperar pelas "armas muito poderosas derivadas das pesquisas sobre renovação celular" do Sr. Quaas. Quem sabe depois de 100 anos o milagre contra as rugas, finalmente será revelado pela nivea.

13 comments:

Anônimo disse...

A razao de manter o creme da latinha azul e que na suica por exemplo e o creme mais vendido!!!
Paises diferentes requerem produtos diferentes.
Com certeza ele nao tava fazendo propaganda do creme da latinha azul...Um creme desses tem 100 anos de publicidade...
A nivea alem dos "pobres protetores solares que voce menciona" tem uma linha de produtos como maquiagem, sabonetes e muuitos cremes que nem chegaram ainda no Brasil... O mercado Brasileiro ainda esta sendo preparado para isso..
Acjho quem exagerou na dose dos comentarios nao foi bem o Thomas Quack!

marcia disse...

Eu uso o creme da latinha azul duas vezes ao dia no rosto, e confesso foi o melhor creme que já utilizei no rosto, tenho 40 anos, uma pele mista, faço uso de maquiagem diariamente e passo o creme da latinha azul, o protetor light feeling, tbm da nivea e por cima faço a maquiagem, fica perfeito. O creme, tenho notado, vem diminuindo olheiras, deixado lábio macio e mais volumosos e a pele do rosto sem manchas (tenho melasma)... enfim estou muito contente com este creme da latinha azul, pelo menos tenho obtido resultado na minha pele...

Anônimo disse...

Nossa! eu amo o creme da latinha azul, é o único creme que não arde minha pele super sensível com dermatite atópica, além de hidratá-la perfeitamente...Acho que vc está falando só por vc...ou vc não bate bem da cabeça e está com implicância com a nivea.
Não existe só vc no mundo com suas necessidades, existem pessoas diferentes viu?

Anônimo disse...

nivea de lata azul é um clássico, o mundo todo sabe que a nivea é referencia ao lado de outras grandes empresas no segmento de beleza...até dermatologista receita esse creminho, é mto bom mesmo para peles ressecadas e sensiveis(meu caso) inclusive eu faço a tal mascara q ele falou

Dri disse...

Também já gastei muito dinheiro com cremes caros e filtros solares, e agora só uso esse creminho e minha pele melhora a cada dia: mais hidratadas, as pessoas tem comentado que minhas manchas estão diminuindo (também tenho melasma e luto com ele há anos). E o mais engraçado, é que sempre achei que fosse super gorduroso, mas ele é absorvido rapidamente, e olha que a minha pele é oleosa!

Anônimo disse...

eu amo este creme de latinha azul NIVIA muito bom

Anônimo disse...

EU AMOO ESTÉ NIVEA LATINHA AZUL, MINHA PELE FICOU OTÍMA COM ELE, SUMIU ATE MINHAS OLHEIRAS BJS

Anônimo disse...

bom.............acho que vc ta exagerando hem o creme é muito bom.......

Anônimo disse...

eu hem.
como ele pode falar mal de um creme q esta no mercado a 100 anos?
sinal q é bom né, qual empresa conseguiria sustentar-se sem vendas?
a latinha azul é sim gordurosa e ótima para hidratação do corpo, ñ tem igual.
para tatuagem então nem se fala.

Anônimo disse...

Minha mãe desde que eu nasci usa esse creme de latinha azul, eu tbm uso e ontem levei meu filho de 5 meses no pediatra e ela me indicou usar esse mesmo creme "de latinha azul" no rostinho dele, para parar com as manchas. Enfim...eu aprovo!!!

Anônimo disse...

Que absurdo!
A minha pele estava baça e sem vida (tenho apenas 21 anos) e tenho algumas espinhas e algumas marcas de acne. Este creme melhorou imenso a minha pele. As marcas de acne desvaneceram e as espinhas diminuiram. Uso todos os dias antes de deitar :)

Anônimo disse...

Péssimo artigo, muito critico....
Eu conheci, há alguns anos, uma mulher que nasceu na Suiça, a D. Rhia, e ela tinha seus quase 80 anos, e uma pele linda.... Eu perguntei qual era seu segredo e ela me disse: Eu uso o creme nívea de latinha azul desde moça...
O fato é que os anos foram passando e minha pele começou a ficar cansada, principalmente ao redor dos olhos. Minha dermato tentou vários cremes CARÉSIMOS (cafee green, la roche, entre outros) e nada de melhorar, pelo contrário, só piorava o memu bolso. Foi então que me lembrei daquela bela senhora europeia e comprei o famoso nívea de latinha azul.
Minha pele está lindissima, com brilho e mais jovem, e quando me perguntam o segredo de uma pele linda aos 49 anos, respondo orgulhosa: é o creme nívea da latinha azul...

Anônimo disse...

Eu também tenho melasmas e esse creme ajuda muito a diminuir. Já usei produtos fortes como hidroquinona, Garnier Light, Fair and Lovely, Eucerin mas nenhum deu um ar de saúde na pele e nem diminuiu as manchas como o Nívea..é incrível como esse creme traz resultados positivos. Uso à noite e o melhor, sei que não estou enchendo minha pele com produtos químicos fortes.