sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Salões de Beleza versus Supermercados

Fianalmente uma resposta para a querida e assídua visitante do Blog:a Rosana

As marcas dos xampus vendidos nos salões de beleza prometem reparar, reconstruir, diminuir o arrepiado, a oleosidade, o ressecado, alguns até dizem que ajudam a engrossar cabelo fino. Enfim os exageros são infinitos.

O fato é que xampus e condicionadores, vendidos por preços extremamente caros nos salões de beleza é um desperdício de dinheiro. As promessas que esses produtos fazem são absurdas e ridículas. Esses produtos não reparam o cabelo, não deixam o cabelo mais claro, mais castanho ou mais grosso. Isso não é verdade. Os preços desses produtos são um assalto na tua carteira.

Toda vez que vou num salão chique, a moça do lavatório me pergunta: quais produtos uso no cabelo? Olho para as marcas mais caras que estão à disposição na prateleira do salão e cito algumas como Kérastase, Redken, Keune, etc. Consigo receber comentários incríveis a respeito do meu cabelo: “como teu cabelo é lindo, sedoso e macio”.

Porém quando sento na cadeira da pessoa que vai cortar ou escovar, ela me pergunta novamente: quais xampus eu uso? Falo as marcas Garnier-Fructis, Pantene, Seda, enfim o que está na promoção da semana no supermercado. O profissional diz que meu cabelo está horrível, pois estou usando produtos iguais aos detergentes de lavar a louça ou limpar o piso da cozinha.

Não existe algo tão distante da verdade como os dois comentários acima. Os ingredientes usados na formulação dos produtos para salão de beleza não são mais puros ou concentrados em relação aos ingredientes usados nos produtos mais baratos vendidos nos supermercados. As formulações são praticamente idênticas. Encontra-se diferenças somente nas fragrâncias dos produtos.

Dicas de Produtos vendidos nos Salões X Supermercados

Salões de Beleza

Em geral as marcas vendidas em salão de beleza são produtos de boa qualidade.
Kérastase – os condicionadores dessa marca, apesar do preço não se justificar, são excelentes.


Supermercados

Os xampus da Pantene estão muito ruins. A Procter & Gamble que é dona da marca Pantene está usando uma combinação dos ingredientes ammonium laureth sulfate e ammonium lauryl sulfate. A junção dessas substâncias em um curto período produz volume no cabelo. Mas usando o xampu por tempo prolongado, três meses, por exemplo, o cabelo resseca muito.

É uma pena, pois foi a P&G a criadora da tecnologia do uso do silicone e polímeros de silicone usados em xampus; o silicone é uma maravilha para o cabelo. Hoje quase todas as empresas de cosméticos se adequaram a essa tecnologia. É relativamente fácil encontrar produtos para cabelos de boa qualidade. Você pode economizar o seu rico dinheirinho e tranquilamente (sem peso na consciência) deixar os caros de lado e comprar os xampus e condicionadores mais em conta.

Garniere-Fructis – são produtos bem razoáveis

Avon

Os xampus e condicionadores da Avon - linha Advance Techniques foi uma grata surpresa. Para meu cabelo que é fino e arrepiado, estou usando o fluído reparador de pontas da mesma linha, obtendo bons resultados. Esse produto possui uma porcentagem boa de silicone.
Portanto meninas vão prestigiar o que a Avon tem de melhor, os produtos para cabelo.

Tem uma promessa da L’oréal dizendo que um xampu deles tem capacidade de manter a cor loira do cabelo, o castanho ou a cor preta. O fato que é não há nenhum ingrediente na formulação do xampu capaz de manter cor nenhuma. Na verdade existe um pigmento na formulação responsável por colorir levemente o cabelo. Mas colorir o cabelo é função das tintas e não de xampu.

Xampu sem sal

Isso é pura estratégia de marketing, nada mais. Essa idéia surgiu pelo fato de as pessoas após nadarem no mar, o cabelo tornar-se pesado e difícil de pentear. Então alguém veio com a idéia de que o sal do mar é prejudicial ao cabelo. Começaram a espalhar que o ingrediente, sódium cloride usado nas formulações de xampus é igual ao sal do mar é não faz bem ao cabelo.

A função dessa substância é estabilizar a formulação do xampu, faz parte do sistema de emulsão do produto. Ou seja, é o que dá a consistência leve - fácil manuseio, não deixa o produto pastoso. Mas a quantidade usada é tão pequena, menos de 1%, e quando é misturada aos silicones deixam o cabelo sedoso.

A afirmação de que xampu sem sal é melhor para o cabelo, é puro devaneio de quem faz propaganda de cosméticos. O que está escrito no rótulo do xampu dito sem sal é idêntico ao rótulo de outro xampu qualquer sem essa indicação. Portanto é balela, quando dizem que xampu sem sal deixa o cabelo mais bonito. Isso não tem significado, é irrelevante.

Produtos que reparam ou reconstroem o cabelo

Cabelo é estrutura morta. Lembre, quando você corta o cabelo, não sente dor. Por isso cabelo é estrutura morta. E nenhum xampu, condicionador ou cerinha são capazes de reparar ou reconstruir estrutura morta.

Se isso fosse verdade você lavaria o cabelo ou passava o produto no cabelo uma vez só e não precisaria repetir o uso. O problema seria resolvido, seu cabelo estaria “reparado” para o resto da vida. Portanto não é verdade que algum produto possa reparar ou reconstruir cabelo.

Quando o produto é bom, bem formulado, temos a “sensação” de que o cabelo foi reparado. O cabelo fica sedoso, macio. Mas essa beleza do cabelo não tem nada a ver com reparo ou reconstrução dos fios do cabelo. Você vai sentir “temporariamente” que o seu cabelo está normal, sem excesso de óleo ou quebradiço.

Entenda que beleza é uma coisa e milagre é outra completamente diferente. Produto nenhum faz milagre, como por exemplo, engrossar cabelo naturalmente fino. A espessura do fio do cabelo é estabelecida pelo código genético de cada pessoa. Nenhum xampu é capaz de mudar isso.

3 comments:

Anônimo disse...

Oi, lucia querida!!!
Obrigada, foi muito esclarecedora a tua resposta. O mais engraçado é que quando estava escrevendo a pergunta pensei justamente na marca kerastase que é tão badalada nos salões e é do mesmo fabricante da Elseve, que é um produto vendido em qualquer supermercado por um preço beeeem mais acessível. Aliás nunca entendi o porquê de produtos de uma mesma empresa terem preços tão diferenciados, achei que toda esta explicação dos cabelereiros realmente não justifica o absurdo, mas também ainda devemos lembrar que nos EUA estes produtos não possuem os valores irreais que são praticados aqui no Brasil, muitos aliás custam o que um Elseve custa aqui.

Rosana Cristina disse...

Detetive da beleza gostaria de saber o que acha dos produtos organicos como shampoo éh organico?

gessyka disse...

é a primeira vez q uso pantene espero q seja bom ..... não gostei do seu comentario sobre a pantene, pq a galera sempre fala q é bom por isso q eu comprei, mas deixa isso para lá.... então vc me fala q a pantene é ruim e a garnier é rasoavel ..MISERICORDIA!!!!!... usei garnier algumas vezes e meu cabelo ficou terrivel de horrivel uma palha, e normalmente meu cabelo se da com a maioria dos produtos q uso, então pra mim ganier é horrivel... já a pantene eu num sei pq é a primeira vez q uso e como não vou a salões de beleza por causa q nunca gostei das coisas q fizeram em meus cabelos não sei falar nada sobre esses outros produtos q não conheço
quando eu ia cortar meu cabelo no salão nunca era feito oq eu pedia então quando chegava em casa eu cortava novamente(dinheiro perdido), quando escovava chagava em casa ele já tava do mesmo geito de sempre então nunca me adiantou muito, prefiro me ageitar em casa ...
bjux