sábado, 31 de julho de 2010

Dermocosméticos e etc.

Respondendo para a leitora Laiza sobre dermocosméticos

Primeiro - Os termos Dermocosméticos, cosméticos dermatológicos, cosméticos biológicos etc., originam do termo cosmecêutico.

Cosmecêutico foi criado pelo dermatologista americano Dr. Albert Kligman, para conciliar ciência moderna com conceitos antigos sobre cosméticos. E todos esses termos significam que o produto cosmético deve combinar o benefício de um cosmético comum com o benefício de um medicamento.

A classificação dermo ou cosmecêutico depende da preferência do fabricante.
Porém a formulação de um dermocosmético caiu no mundo encantado dos marqueteiros, e possibilitou a incorporação de um número ilimitado de ingredientes ativos. Eles podem ser provenientes das plantas, dos mares, da terra ou de qualquer ponto do Universo!

A verdade é que, apesar de todo o invólucro científico que os fabricantes tentam impor aos produtos, esses termos não são regulados por órgãos de saúde como a ANVISA.

Resumindo a história, para a indústria cosmética, produtos cosméticos sob essas bandeiras, simplesmente agregam uma linguagem inteligente de marketing.

A Laiza pede opinião sobre a marca de dermocosméticos canadense Ducray

Um xampu dessa marca contendo 150 ml do produto, é vendido na internet por 57,97.

Fazendo uma matemática simples: comparando com o preço de um xampu da Garnier de 300 ml que custa 5,95 reais. A diferença é de 52,02.

Lembrando que o segundo produto contém em quantidade o dobro do primeiro.

Não preciso estender muito, a diferença entre os preços é absurda.

Analisando a formulação. Isso é o que importa para justificar o preço alto da Ducray.
As formulações dos produtos são praticamente iguais. É isso mesmo! quase similares. Mudam as fragrâncias.

O blá, blá que o fabricante Ducray escreve no rótulo do seu xampu:
"O xampu estimula e prepara o couro cabeludo para os tratamentos anti-queda."
Isso é blá, blá... não quer dizer absolutamente nada.

“Utilizado nos períodos de fragilidade dos cabelos ou em associação aos tratamentos anti-queda, ele estimula a micro circulação local.”
Aqui há uma daquelas pérolas dos marqueteiros escritas em rótulos de cosméticos que eu adoro e me divirto muito toda vez que leio:

“Estimula a micro circulação local.”

O que é isso? Quando o couro cabeludo é pressionado com os dedos, ou coçar a cabeça, você produz micro circulação local.
Será que é necessário gastar 57,97 para se ter micro circulação local no couro cabeludo?

Ah mas.... está escrito:
“fortalece os cabelos e as raízes e devolve o vigor ao couro cabeludo.”

Cabelo é natureza morta, como é possível fortalecer algo que não tem vida?

Ah mas fortalece a raiz do cabelo.
O xampu teria que penetrar nas camadas da pele. E definitivamente isso não ocorre. Pois a água retira o produto do cabelo quando você lava o cabelo.

Sinceramente não acredito que a formulação dos produtos da Ducray justifique o alto preço dos seus produtos. Mas enviei um e-mail à empresa pedindo algum estudo científico, sobre os seus produtos. Ainda continuo no aguardo da resposta.

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