quinta-feira, 15 de julho de 2010

Olheiras - A Verdade

É raro uma criança ter olheira, ou não é comum de se ver.
As olheiras dão o ar da graça para algumas pessoas adultas, (eu inclusa).
E para piorar a história, à medida que envelhecemos a nossa pele também não pára de crescer. A verdade nua e crua é que os cremes são praticamente ineficientes contra as olheiras. Massagens e máscaras são apenas processos paliativos contra as olheiras.

Uma cirurgia, por sinal muito eficiente na retirada das bolsas de gordura ao redor do olho, é a Bleforoplastia. Essa cirurgia tem o objetivo de remodelar as pálpebras removendo e reposicionando o excesso de tecido, além de reforçar os músculos e tendões ao redor do olho. É uma cirurgia simples, feita com anestesia local e o resultado é impressionante.

As causas das olheiras são basicamente três:

1 – Pigmentação natural da pele. A pele ao redor do olho vai se tornando escura.

2 – Gordura que se deposita na parte de baixo do olho. Somando-se ao excesso de pele, temos as famosas bolsas.

3 – Pele muito fina ao redor do olho. A constituição de pele em volta do olho é tão fina, que chega a ser quase transparente ou translúcida. Seria o mesmo que olhar direto nos músculos e nas veias, sem a barreira da pele.

Existe um tratamento diferente para cada problema:

– Pigmentação. Um dermatologista pode esfoliar a pele com ácidos, os chamados “peelings”.

– Se o problema são as bolsas de gordura – um cirurgião plástico pode fazer a Bleforoplastia. Ou uma cirurgia chamada “eye lifting” onde a pele ao redor do olho será erguida. O médico deve analisar qual cirurgia é mais adequada.

– Pele translúcida – Aqui é melhor rezar. Brincadeiras a parte.

Alguns médicos costumam injetar produtos de preenchimento ao redor dos olhos. Os produtos usados são os mesmos ao redor da boca. E cada médico tem o seu produto preferido. A vitamina C é muito eficiente.
Porém, nesse caso todo cuidado do mundo é pouco.
O problema não é o produto, que muitas vezes é absorvido pelo organismo.

Se o médico tiver o azar de perfurar um vaso sanguíneo ao redor do olho, a besteira está feita e a pessoa pode ficar cega. Um erro desses pode acontecer, e a cegueira será irreversível. Não existe estatística, mas tenho lido que alguns médicos americanos desconfiam de centenas de casos de cegueira nos Estados Unidos, causadas por perfuração dos vasos sanguíneos, quando os médicos injetam produtos de preenchimento ao redor dos olhos.

Minhas sinceras e modestas recomendações:
1 - Todo o cuidado é pouco, no que diz respeito a qualquer cirurgia plástica. Se o médico pedir para fazer exames, é melhor seguir o que ele diz.
2 – Quais médicos devem fazer as cirurgias ao redor do olho?

As especialidades médicas mais indicadas são os oftalmologistas e cirurgiões plásticos. É bom lembrar que cirurgiões plásticos são os médicos que estudam vários anos de residência em cirurgia plástica. Jamais os médicos esteticistas, ou dermatologistas podem fazer uma cirurgia ao redor do olho.

3 – Ainda existe a alternativa segura de disfarçar muito bem as olheiras, com maquiagem.

1 comments:

Gaspinha disse...

Olá, Lucia

Leio seu blog, pq vc fala das coisas que mais amo: cosméticos e viagens.
Lendo esta postagem sobre olheiras fiquei preocupada.
Explico: tenho bolsas na parte inferior dos olhos ( ou pelo menos achava que tinha). Há 2 anos neu cirurgião fez a blefaroplastia inferior e não foi necessário retirada de pele, apenas da bolsa. Mas, não gostei do resultado. Esta semana estive numa nova dermato que examinando meu olho constatou que na verdade o que tenho é um desnível do canal lacrimal e que pode ser resolvido com o preenchimento com ácido hialuronico. Fiquei exultante! Mas, lendo seu post, me abalei. Vc tem alguma informação, algums estudo sobre casos assim? Se puder me ajudar te agradeço muitíssimo!

Obrigada

Bjks
http://gaspinha.blogspot.com