quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Linha dos Cabelos - Última Parte

Encerrando a série de artigos sobre cabelos.


Na China, minha atividade predileta foi assistir TV. Era a copa do mundo e jogos da copa são assistidos com a mesma paixão no mundo todo.
Em 2014, os holofotes estarão apontados para o Brasil.

Na programação da TV em Hong Kong, uma celebridade apresentava um programa similar ao Domingão do Faustão da Globo. Em um país onde um bilhão de pessoas possui cabelo preto e liso, o visual da celebridade precisa destacar do resto da multidão. Ele escolheu o cabelo.

O apresentador encrespava e tingia de vermelho o cabelo. Seu cabelo  era simplesmente detonado por produtos químicos. Inclusive coloquei a foto de um turista aqui no blog, para ilustrar como o cidadão comum lá, também copia as celebridades.

Na Ásia o “cooll’, irado, etc, é detonar o cabelo.

Do outro lado do Oceano, assistindo ao documentário do comediante americano Chris Rock, percebemos do que são capazes de fazer as pessoas com cabelo crespo afro. Os ‘“African Americans”, detonam o cabelo com produtos químicos, porém para obter um resultado exatamente oposto, alisar.












Por aqui, também alisamos o cabelo, usamos produtos químicos, etc.

Na década de 1930, a atriz americana Jean Harlow, atuava no filme: “A Venus Platinada”. Esse filme fez tanto sucesso no Rio de Janeiro a ponto de um escritor francês em visita à cidade, se espantar com as moças de descendência africana, com cabelo descolorido. Ele relata seu espanto em um livro sobre Hollywood:

"Todas as belas mulatas que saiam para passear a tarde e desfrutar do ar fresco à beira mar na praia do Flamengo, haviam descolorido o cabelo e se maquiavam todas de cor-de-rosa. 
Era um cortejo de negras lindas a luz do crepúsculo, porém louras.
Com seus cabelos mortos, mas brilhantes!
Um dia cheguei a encontrar uma mulata com o cabelo ruivo irlandês”.
Era “uma criatura soberba, mas ruiva, soberanamente ridícula”.

Esse episódio faz o escritor refletir, dizendo que são raras as pessoas que conhecem suas atrações e mais raro ainda, é quem sabe servir-se delas para obter o máximo de sedução, equilibrando bem todos os dons de sua beleza natural.

Segundo o escritor, isso se deve a nossa ignorância dos princípios mais elementares da arte, da arquitetura, da poesia e... Da maquiagem. Uma obra de arte é antes de tudo uma obra de equilíbrio. O escritor recomenda perguntar a um amigo arquiteto ou pintor e aprender com ele, a regra de ouro sobre simetria. Ele diz que a linha mais sublime da mulher é a linha dos seus cabelos.

Os olhos, a boca, a compleição, a fisionomia podem ser impecáveis e bem proporcionados, mas não há verdadeiro “sex appeal” para uma mulher sem o edifício, sem o artifício do penteado, pois todos os seus dons e encantos naturais só terão equilíbrio graças à linha de seus cabelos.

Ele explica:
“Essa linha é a simetria que se deve estabelecer entre a parte de baixo e a parte de cima de um rosto. É impossível um rosto mal equilibrado pela implantação e a massa dos cabelos seduzir na tela da TV ou na moldura de uma foto”.

O “Sex Appeal” é uma irradiação, uma atração magnética, uma emissão ou uma troca de ondas, resumidas numa palavra: harmonia.

A maioria das estrelas de cinema possui defeitos que podem ser remediados com maquiagem, iluminação ou truques fotográficos; mas se a massa e a implantação dos cabelos forem assimétricas, ou a linha do seu penteado estiver fora de tom, todos os esforços de profissionais de beleza, ou fotógrafos são em vão. Pois o rosto da celebridade parecerá sempre em desproporção em relação às diferentes partes, ou seja, a pessoa aparenta atormentada, portanto sem beleza.

A mulher que tem a linha ideal de cabelos e a fisionomia perfeita era Jean Harlow. Eis a razão de as mulatas da época de seu filme, copiar o cabelo da atriz. Ela deveria irradiar alguma harmonia.



 

















Espero que os meus lampejos ajudem a iluminar as leitoras que pedem dicas sobre cabelos.
Obrigada para aquelas que gostaram e elogiaram o meu cabelo na entrevista do Jô Soares.
Acreditem aquele visual foi adquirido após cometer muitas besteiras e estudar bastante sobre o assunto.

0 comments: