sábado, 7 de agosto de 2010

Renew – Proteína da Juventude

A Avon faz parte da história dos cosméticos no Brasil.
No início, de porta em porta, seu público alvo eram as secretárias do lar. Foi a empresa que repaginou e seguiu o avanço econômico do país. O verdadeiro camaleão dos cosméticos no Brasil, definitivamente é a Avon.

Hoje, vende para todas as classes sociais. É uma empresa americana, que tem o Brasil como o seu segundo mercado de cosméticos. Quando o ponteiro dos relógios giram um segundo no planeta, a Avon vende um rímel. Mundialmente, suas vendas são astronômicas.

A Avon lançou o Renew em 1993.
Foi uma "revolução", virou uma febre no país.
Os potinhos custavam um salário mínimo. Nos primeiros anos do lançamento, a Avon vendeu cerca de 15 milhões de unidades, ao preço de um salário mínimo. O produto foi lançado em parceria com o dermatologista Eugene Van Scott, da Temple University School of Medicine. Ele foi o responsável em incluir na lista de ingredientes do Renew, o ácido glicólico.

Deixando os números para os financistas da Avon, quero falar da formulação do Renew e se o produto cumpre o que promete.

  • Compramos o Renew há 17 anos, será que o produto já apagou alguma ruga?
Experimentei o Renew, apenas não paguei o preço de um salário mínimo. As minhas rugas continuam. O Renew possui o ingrediente ativo alfa hidroxi ácido. A intenção da Avon foi boa, esse ingrediente é um dos pouco cientificamente comprovado que é eficiente contra rugas. Esfolia a pele, forçando a produção do colágeno.

Porém, a Avon diminuiu a porcentagem dos ácidos na formulação do Renew. Ou seja, retirou exatamente o que funcionava no produto. O Renew como é formulado hoje, tem efeito apenas de um hidratante.

Independente de resultado positivo ou não o fato é que a partir daí, uma história de lançamentos foi construída. Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil, afirma que a empresa, foi a primeira a potencializar a proteína da juventude no segmento antiidade.

Com a proteína da juventude em mãos a Avon tem protagonizado os comerciais mais absurdos.

1 – “Preencher linhas finas na primeira aplicação e estimular a produção de colágeno”.

Nenhum creme é capaz de preencher linhas finas ou de qualquer tamanho. Preenchimento de rugas é feito com botox injetável. Se o creme não descama a pele, a afirmação de que o produto estimula produção de colágeno, é questionável. Sem sacrifício não há prêmio, isso vale para a beleza. As moléculas de colágeno do Renew simplesmente espalhadas na pele são muito grandes, incapazes de penetrarem a barreira epidérmica e descer até a derme, que é onde o processo de envelhecimento ocorre.

2 – “As linhas mais profundas começam a desaparecer em duas semanas”.

O ciclo de renovação das células da pele humana, dura em média de 28 a 45 dias. Um produto cosmético capaz de alterar esse ciclo natural, deveria ser classificado como um medicamento. Pelo menos até agora o Renew ainda não foi capaz de apagar o inevitável. A maneira como as rugas aparecem e a pele envelhece, é um processo complexo, que envolve uma escala ilimitada de circunstâncias.

Liguei para o 0800 da Avon:
Quais justificativas científicas, vocês possuem, para afirmar que um creme é capaz de alterar o período de renovação celular de 28 a 45 dias, para dois semanas?

Resposta: “A tecnologia do produto é de uso restrito da empresa. As informações científicas a respeito da composição do produto, não são divulgadas”.

A publicação do estudo é importante para saber se o estudo é amplo o suficiente a ponto de ser significativo. E mais essencial ainda, quem se beneficiou do estudo? Todas essas informações são vitais, pois dão credibilidade à empresa e os seus produtos.

Outro absurdo é quando eles lançam mão do que eu chamo de:

3 – Armadilhas das Porcentagens

No comercial do Renew Reversalist:
73% das mulheres sentiram uma nova pele

O que significa 73% das mulheres?
Se apenas duas mulheres que trabalham para a Avon, foram usadas como amostra, isso é 73%?
É simplesmente uma grande armadilha para mascarar porcentagem.
Fazer o número 73% parecer significativo aos olhos do consumidor. Nenhum ingrediente desse produto é capaz de renovar uma célula sequer. Ele deveria ser chamado de “produto que renova clinicamente o seu orçamento para menos.”

Adotar postura racional ao comprar cosmético, pode favorecer o bolso e a pele.

0 comments: