quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rotina Anti-Acne

Livrar a pele da acne não é fácil. Briguei contra acnes a vida toda. Não canso de citar o meu testemunho pessoal. Principalmente porque na primeira vez, o tratamento teve sucesso. Certamente que as acnes voltaram, porém nunca mais com tanta força. Ao longo do tempo, foi duro admitir que fosse propensa a ter acnes, devido à genética da minha pele.

A razão de ter dado certo na primeira vez, foi devido a bastante disciplina nas aplicações dos produtos. Fui ao dermatologista. Na época, os tratamentos com ácidos ainda eram recentes no Brasil. Usei ácidos e tomei antibióticos. Após o tratamento adquiri uma gastrite. Anos depois, estudando sobre o assunto, descobri que o antibiótico responsável em matar a bactéria P. Acne acaba também com as bactérias boas do estômago.

Um Gastroenterologista me receitou remédios para a gastrite.
Portanto atravessei todo o calvário que uma pessoa com acne sofre.
Por meio de erros e acertos, posso dizer que a minha pele hoje está bem. Parei de errar após estudar sobre o assunto. Tenho o maior prazer em ajudar de maneira objetiva, quem sofre de acnes.

Os médicos classificam a acne por grau de inflamação.
Grau I, II ou III e IV. As de grau IV são internas. Eu tive todos os graus de acne.

Minha recomendação: na primeira vez procure um médico.

 O SUS oferece esse tipo de tratamento. Porém, existem médicos e médicos, é melhor visitá-los munido de toda a informação possível.

Super, Hiper Importante:

As linhas de cosméticos não possuem solução adequadas para acnes.
A formulação dos produtos cosmecêuticos pouco difere de um cosmético comum. Mesmo a linha vendida pelo médico, às vezes não é confiável. Leia o rótulo do produto e não aceite a desculpa de que o produto deve ser caro para funcionar. Existem opções acessíveis.

Evite cair na armadilha dos milagres das propagandas!
Você irá jogar o seu dinheiro fora. De cada 10 linhas cosméticas, ditas contra a acne, 11 apresentam problemas.

1 - As formulações dos produtos são oleosas, contém álcool, ou fragrâncias muito fortes, piorando o problema.

2 – As linhas de cosméticos contra acnes não levam em conta os problemas individuais. São linhas direcionadas para o público em geral.

3 - Quem formula os produtos tem pouca ou nenhuma especialização no tratamento de acne.

Irritação, Ardências e Vermelhidão na Pele

Se alguma irritação ocorrer, você precisa parar com o esfoliante, o desinfetante, ou a máscara facial. Isso significa que a sua rotina não está funcionando, ou eventualmente, a rotina escolhida não está funcionando para o seu caso específico. Ou ainda, a sua pele não aceita a freqüência das aplicações dos produtos, ao menos não no começo do tratamento.

Paciência e desejo forte de experimentar o tratamento são as chaves do seu sucesso contra a acne.

Basicamente os passos são três:
limpar, esfoliar e desinfetar a pele

Ir ao médico:

Lavar o rosto - O médico prescreve um sabonete líquido, sem fragrância e sem álcool. Não é necessário lavar o rosto várias vezes. Três vezes ao dia é suficiente.

Esfoliar a pele - O médico irá mandar manipular um creme à base de BHA (beta hidróxi ácido) ou AHA (alfa hidróxi ácido), junto com o medicamento Adapaleno ou (Differin). O Ácido deve ser usado antes do medicamento, uma vez ao dia.

Desinfetar a pele – O médico prescreve um antibiótico anti-bactericida. Pode recomendar também o peróxido de benzoíla.
Se a medicação irritar, peça ao médico outro medicamento. O importante é seguir a rotina recomendada pelo médico.
É necessário esperar 4 a 6 semanas, para perceber alguma melhora na pele. (Esse período é o ciclo de vida da acne).

Proteger a pele com o filtro solar

Usar apenas produtos tópicos:
Nesse caso o uso de antibióticos é descartado. Podem optar pessoas que já foram ao médico e estão brigando contra as acnes remanescentes. Isso é normal. Ou para quem tem pouca acne, e está seguro e informado o suficiente, de que não precisa ir ao médico.

1 – Lavar o rosto com sabonete líquido, sem fragrância e sem álcool.

2 – Esfoliar a pele com ácido salicílico, (o adapaleno é um BHA esfoliante e pode ser comprado sem receita médica). Também pode optar por um medicamento similar ao adapaleno, o Retin-A, porém esse medicamento não pode ser usado junto com o peróxido de benzoíla; você deve aplicar o Retin-A a noite e o peróxido de benzoíla de manhã.

3 – Peróxido de benzoíla, inicie com  a concentração 2.5%.
Obs.: Esses produtos são vendidos em forma de creme, não tome nenhum remédio sem receita médica.
Se as aplicações tópicas irritarem a pele em demasia, ao invés de parar de usá-los, considere alternar a aplicação do esfoliante com o produto desinfetante, até a pele se acostumar com o tratamento. Alguma irritação sempre ocorre. Ela não pode ser insuportável.

3 comments:

Unknown disse...

Olá Lucia,
nao sei se vc lembra de mim, mas há um tempo vc me ajudou em um trabalho de farmacotécnica.
Agora estou formada, e começarei a trabalhar em uma industria de cosmeticos, estou mto feliz por isso!
Estou muito interessada em fazer uma pós em cosmeticos, e gostaria se possível que vc me indicasse algum lugar, onde eu poderia fazer.

Meu email: tamiris_fbs@hotmail.com

Muito Obrigada!

Ps: O blog está muito interessante.

Unknown disse...

Olá Lucia,
nao sei se vc lembra de mim, mas há um tempo vc me ajudou em um trabalho de farmacotécnica.
Agora estou formada, e começarei a trabalhar em uma industria de cosmeticos, estou mto feliz por isso!
Estou muito interessada em fazer uma pós em cosmeticos, e gostaria se possível que vc me indicasse algum lugar, onde eu poderia fazer.

Meu email: tamiris_fbs@hotmail.com

Muito Obrigada!

Ps: O blog está muito interessante.

Julia disse...

Oi! Estou me formando em bioquímica, achei excelente o blog, informação de qualidade, me ajudou muito!