quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lançamento de um Novo Cosmético

O número de marcas de cosméticos, lançados desde 2002 para o consumidor brasileiro é assustador. Porém há o seu lado positivo, temos inúmeras opções.

Vários aspectos deveriam ser levados em conta antes de lançar uma nova linha de cosméticos.

Muito fabricante de cosmético, não sabe sequer avaliar um estudo científico sobre os ingredientes do seu produto.

O conhecimento de muitos especialistas que trabalham para empresas de cosméticos, não vai além do anúncio que faz para divulgar a marca do produto. Em muitos casos eles não entendem sobre os ingredientes ou não se envolvem inteiramente nas rotinas de cuidados com a pele.

Isso é fácil de perceber, pelos inúmeros potinhos de cremes que possuem tampa e abrem totalmente na hora do uso. O produto fica exposto à luz e com isso a eficiência de muitos ingredientes é alterada. As melhores alternativas são as bisnagas ou recipientes “pump”. Sem contar ingredientes irritantes que contém nas formulações, álcool. Etc.

As empresas não se preocupam com os problemas específicos da pele. Apenas seguem tendências da moda ou elegem algum ingrediente exótico, construindo uma história sensacionalista em cima de algum ingrediente.

Por exemplo, algumas marcas de cosméticos usam raspas de maçã na lista de ingredientes, pela simples razão de que a foto da maçã fica bonita na página da revista. Se isso não é suportado com estudos científicos que justifiquem o uso do ingrediente na formulação do produto, o esforço serve apenas para enfeitar as revistas de moda.

Os ingredientes do produto jamais devem irritar a pele. Irritação e inflamação fazem muito mal à pele. Muitas empresas usam repetidamente ingredientes irritantes. E a justificativa é que e palavra natural soa bem aos ouvidos do consumidor. A verdade é que eles não sabem o que estão fazendo.

No mundo dos cosméticos, a origem de um produto novo é discutida na mesa de reunião, pelo pessoal de marketing. E o assunto principal é o cheiro do produto, ou qual ingrediente natural será utilizado na formulação do produto.

A equipe de marketing cria uma história em torno do novo ingrediente. Repassa essa história para os químicos da empresa e, um novo produto é lançado no mercado.

Quase nenhuma empresa de cosmético analisa meticulosamente cada ingrediente usado na formulação.

Quem faz o marketing do cosmético, raramente está interessado em ciência cosmética, ou como funciona a fisiologia da pele humana. Eles estão preocupados com a aparência do frasco e quais argumentos de venda serão usados no momento de vender o produto.
Definitivamente, essa maneira de lançar cosméticos, não tem nada a ver com cuidar da pele.

Pontos importantes que devem se considerados no lançamento de um novo produto cosmético:

  • O que as pesquisas científicas dizem a respeito dos ingredientes a serem adotados na formulação?
  • Analisar o benefício real dos ingredientes para os diferentes tipos de pele.
  • Em comparação ao que já existe no mercado, esse novo produto pode ser vendido por preços mais em conta do que os concorrentes?
  • Os ingredientes escolhidos de uma maneira geral, possuem função antioxidante? Reparam a pele, melhoram a sua aparência?
  • As desordens da pele, tais como rosácea, pele sensível, oleosa em excesso, foram levadas em consideração na escolha dos ingredientes?
Esses questionamentos é que fazem a diferença na criação de um novo produto cosmético. Não levados em conta, o novo cosmético é apenas mais um nome na praça.

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